Confira o salário de 20 profissões para te ajudar a escolher o curso de graduação

O salário que um profissional recebe em sua profissão não deve ser o fator determinante para a escolha de uma carreira. Entretanto, não há como negar que essa característica é um dos fatores que são analisados pelos estudantes antes de escolher um curso de graduação.

Se você está em vias de começar um curso superior, observar como o mercado recompensa algumas profissões no momento é um dado a mais para ajudá-lo a tomar essa decisão. Obviamente, vale lembrar que a média salarial varia de cidade para cidade e um valor alto hoje não significa que ele será mantido no futuro.

O salário médio de algumas profissões

A lista que apresentamos abaixo é resultado do Mapa do Ensino Superior 2020, relatório produzido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

Ela considera o salário médio de jovens com idade entre 24 e 30 anos em seu primeiro emprego formal na área indicada. Os valores têm como referência o ano de 2019 e dizem respeito a uma jornada de 40 horas semanais. Confira a lista completa.

1. Medicina: R$ 12.836
  2. Odontologia: R$ 5.370
  3. Engenharia: R$ 5.323
  4. Economia: R$ 4.545
  5. Direito: R$ 3.987
  6. Medicina Veterinária: R$ 3.975
  7. Tecnologia da Informação: R$ 3.970
  8. Arquitetura e Urbanismo: R$ 3.683
  9. Psicologia: R$ 3.576
  10. Ciências Contábeis: R$ 3.456
  11. Farmácia: R$ 3.259
  12. Recursos Humanos: R$ 3.244
  13. Enfermagem: R$ 3.223
  14. Fisioterapia: R$ 3.193
  15. Publicidade e Propaganda: R$ 2.924
  16. Nutrição: R$ 2.876
  17. Educação Física: R$ 2.844
  18. Administração: R$ 2.523
  19. Logística: R$ 2.305
  20. Gastronomia: R$ 1.896

Maior salário não significa alta demanda

Não há uma regra no que diz respeito á relação entre salários mais altos e maior número de oportunidades no mercado de trabalho. Por exemplo, em razão da pandemia de coronavírus, a procura por cursos na área de saúde cresceu bastante – assim como há maior demanda para contratação de médicos, enfermeiros e nutricionistas.

Além disso, algumas profissões costumam ter demanda contínua, como médicos e engenheiros. Contudo, em algumas áreas, como no setor de tecnologia, existe a tendência de aumento na média salarial em razão do fato de haver cada vez mais vagas disponíveis. Quando a quantidade de mão de obra não acompanha a demanda do mercado, a tendência é que o salário inicial aumente – desde que o candidato consiga comprovar qualificação, é claro.

Entenda as possibilidades do campo de atuação

Antes de entrar em um curso superior, é normal que o estudante tenha uma visão limitada das possibilidades que uma área oferece. Por exemplo, pense em um profissional de Jornalismo. Muitos associam essa profissão à apresentação de telejornais na TV, quando essa é apenas uma das possibilidades que a área oferece.

Um jornalista pode trabalhar no rádio, na imprensa escrita (jornais e revistas), sites especializados, em órgãos públicos, em agências de propaganda e assessoria de imprensa e mais um amplo leque de opções. Ao compreender melhor as possibilidades de atuação, torna-se mais simples buscar vagas de estágios e iniciar no novo segmento o mais rápido possível, o que pode ser um diferencial em termos de conhecimento prático.

Sua vocação deve ter peso maior

Para descobrir a sua vocação profissional é preciso refletir e realizar testes que possam indicar em quais áreas você tem mais aptidão. Ao conhecer melhor seus interesses, torna-se possível selecionar quais profissões e carreiras têm mais afinidades com os assuntos de que você gosta.

Lembra-se que o bom profissional não é aquele que estuda apenas durante a graduação, mas sim aquele que se mantém atualizado depois da conclusão do curso, seja fazendo cursos de extensão ou especializações. A UNIPAR EAD oferece gratuitamente um teste vocacional que pode ajudá-lo a descobrir quais são as áreas nas quais você tem mais chances de ser bem-sucedido.

…..

Você conhece as opções de cursos de graduação disponíveis na Unipar EAD? No total, a instituição oferece 40 cursos superiores, além de 25 cursos de Pós-Graduação que podem ser cursados online. O diploma é certificado pelo MEC e tem o mesmo valor de um curso presencial. Consulte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a iniciar essa nova jornada na sua vida.