Marketing pessoal: 5 dicas para tornar suas redes sociais mais contratáveis

Por mais que você julgue que as suas redes sociais são ambientes privados, nos quais é possível postar qualquer coisa, na prática não é assim que a sociedade vê. Nossos perfis no Facebook, no Twitter e no Instagram são uma extensão daquilo que somos – e muitos formam opiniões a nosso respeito a partir daquilo que postamos.

Quando se trata de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho, por mais que um recrutador não solicite formalmente seu perfil nesses serviços, não se engane: em muitas ocasiões ele buscará mais informações sobre você na internet. E é justamente aí que você pode fazer o jogo virar a seu favor.

O que as redes sociais dizem sobre você? Os conteúdos que compartilhamos, as opiniões que expressamos e até mesmo o tom de voz que empregamos nas nossas postagens, tudo pode servir de subsídios para um profissional de RH tomar uma decisão na hora de escolher entre você e outro candidato. O que você pode fazer para aumentar suas chances?

1. Seja adequado: a internet não é terra sem lei

Você certamente já viu diversos casos de pessoas que se comportam de uma maneira na vida real e de forma completamente diferente na internet. Se a sua versão online é “pior” do que a do mundo real, considere seriamente rever o seu perfil. Aqueles que frequentemente estão xingando pessoas ou usando termos pejorativos são mal vistos pelos recrutadores.

Como regra, adote o seguinte conselho: se você estivesse diante de alguém, diria as mesmas palavras chulas ou faria comentários maldosos como esses? Pense nas redes sociais como uma extensão da sua vida real. Nenhuma empresa quer associar a imagem a alguém mal visto online.

2. Seja relevante

É bem provável que você tenha entre os seus contatos nas redes sociais amigos que, mesmo sem conhecer a fundo o trabalho deles, imediatamente podemos associá-los a alguma função. Provavelmente isso se deve ao fato de que eles postam com frequência conteúdo relacionado à área de atuação deles.

Quando queremos nos posicionar como referência em um determinado assunto, compartilhar informações sobre um determinado tema nas redes sociais nos ajuda a sermos vistos – e lembrados – como a “solução” para tirar dúvidas sobre um tema. Alguém mais engajado no mundo da contabilidade, por exemplo, pode ficar com a vaga de um contador que se mostra insatisfeito com a profissão.

3. Tenha um networking mais amplo

Um perfil com muitos contatos não significa necessariamente que você é uma pessoa popular. Há muitos usuários que simplesmente saem adicionando contatos de forma indiscriminada apenas para inflar os números, mas na prática isso tem pouco valor. O que importa é a qualidade das conexões que você faz.

Ampliar o seu networking significa conhecer e interagir com pessoas relevantes na sua área de atuação. Ao procurar um profissional de marketing, por exemplo, um recrutador pode ir até as suas redes sociais e verificar quem são seus contatos. Se houver conhecidos em comum ele poderá até mesmo pedir referências sobre você.

4. Não finja ser quem você não é

Essa dica vale tanto para o momento da entrevista quanto para os conteúdos que você posta nas redes sociais. Não finja ser quem você não é, pois é bem provável que você seja descoberto – e caso as versões não batam isso irá depor contra a sua imagem. Por exemplo, não diga que não fuma, se nas fotos você aparece com um cigarro na mão.

De nada adianta você chegar em uma entrevista de emprego e dizer que ama o que faz se nas redes sociais seus posts demonstram insatisfação com a carreira e com a profissão. Seja coerente, pois por mais que muitos imaginem que é possível separar o pessoal do profissional, na prática não é assim que as coisas funcionam.

5. Atenção à Língua Portuguesa

Muitas pessoas ainda alimentam uma falsa impressão de que na internet “não tem problema” escrever as coisas errado. De fato, ninguém irá censurar você por conta disso, como poderia ocorrer em uma sala de aula ou no escritório, mas não se atentar ao português correto diz um pouco sobre você.

Ao não conferir se o que escrevemos está correto, transmitimos várias impressões a quem nos lê. Seus amigos e seguidores (ou seus futuros recrutadores) podem achar que ou você não tem domínio sobre a língua ou ainda que não se importa em se comunicar de maneira clara. Das duas formas é somente você que sai perdendo.

…..

Cuidar do seu marketing pessoal é fundamental para que você possa obter posições de destaque no mercado de trabalho. Procure se espelhar em profissionais da sua área que você admira: repare que eles têm em comum o fato de usarem muito bem as redes sociais para falarem sobre o segmento no qual estão inseridos.

Aprender os caminhos do marketing para atrair uma audiência maior é um conhecimento válido para profissionais de todas as áreas. A Unipar EAD oferece o curso de graduação em Marketing, com currículo voltado para gerência eficaz e planejamento da organização para a conquista de resultados, frente a cenários competitivos e em constante mudança.

Venha aprimorar o seu currículo em uma universidade com nota máxima em Ensino a Distância pelo Ministério da Educação.