Autoconhecimento: por onde começar esse processo?

Nos últimos meses, quanto tempo você dedicou a si mesmo apenas para refletir e tomar consciência sobre a sua evolução pessoal? A importância de cuidar de si mesmo pode parecer algo óbvio, mas na prática uma grande parcela da população não dedica nem mesmo alguns minutos por semana para exercícios como esse.

As razões pelas quais isso acontece são inúmeras. Alguns alegam falta de tempo, outros não têm interesse nesse tipo de atividade e há aqueles que tentam e não conseguem por não conhecerem métodos adequados. Independentemente do grupo em que você se encaixa, saiba que há tempo para mudar esse cenário.

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas sobre como iniciar nessa prática. O desenvolvimento do autoconhecimento é fundamental para que possamos ter uma vida de melhor qualidade, mesmo em meio ao estresse e às atribulações da rotina.

Autoconhecimento: o que é e por que precisamos disso?

Conhecer a si mesmo significa identificar padrões de pensamento, características de ação e tomar consciência das práticas que nos fazem felizes. Quando entendemos as nossas motivações nos tornamos mais confiantes para atingir objetivos pessoais e profissionais, pois caminhamos firmes em uma direção com propósito.

Esse é um processo de aprendizado contínuo. Estamos em constante modificação e aquilo que valorizamos hoje pode não ser o mais importante amanhã. Contudo, quando refletimos sobre essas questões e entendemos o que nos faz seguir adiante, torna-se mais fácil definir prioridades e buscar objetivos em busca de uma vida plena e feliz.

Exercícios para desenvolver o autoconhecimento

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de trabalhar seu autoconhecimento, é hora de compreender como colocar em prática esse exercício. Não existe um método perfeito, mas sim várias abordagens possíveis que podem fazê-lo chegar a um determinado resultado. Por isso, é importante testá-las e verificar quais delas se adaptam melhor ao seu estilo de vida. Aqui vão algumas sugestões.

Identifique forças e fraquezas

Seu primeiro exercício de reflexão pode ser o mais simples possível. Em uma folha de papel, liste em uma coluna os aspectos sobre si mesmo que você considera positivos (seus pontos fortes, as atividades nas quais você é bom) e em outra aqueles nos quais você acredita que precisa melhorar.

A partir do reconhecimento dos pontos fortes, busque meios de desenvolver atividades e ações nas quais essas características estejam no centro da jornada, quanto aos pontos que podem ser melhorados, pesquise e descreva estratégias que possam ser colocadas em prática para evoluir.

Por fim, junte essas informações em ações práticas: listas de tarefas diárias, por exemplo, podem ajudá-lo a definir as prioridades, prazos e até mesmo as recompensas que você dará a si mesmo ao alcançar determinados objetivos.

Desenvolva a empatia

A empatia é a capacidade que temos de nos colocar no lugar de outra pessoa, ainda que ela tenha valores diferentes dos nossos. Vivemos tempos em que as diferenças estão cada vez mais acentuadas e muitas vezes nos colocamos contra ou a favor de algo sem nem mesmo refletir sobre os motivos desta decisão.

Como um segundo exercício de autoconhecimento, pratique a chamada “escuta ativa”. Escolha uma pessoa qualquer para conversar e ouça de verdade o que ela tem a dizer. Não faça julgamentos de valores e deixe de lado os preconceitos. Não compare os problemas do outro com os seus, pois cada um de nós tem visões distintas sobre aquilo que nos impacta.

O objetivo desse exercício é compreender as razões pelas quais as pessoas pensam diferente de nós. Em muitos casos, essas diferenças são saudáveis e não há “certo” ou “errado”, mas sim pontos de vista diferentes. Ao entender como as pessoas à nossa volta encaram o mundo, questionamos a maneira como vemos as coisas e expandimos a nossa forma de enxergar as coisas.

…..

Além do autoconhecimento, o conhecimento técnico também é outro aspecto do desenvolvimento que precisa ser trabalhado. Quanto mais você evolui em uma carreira com a qual se identifica, mais oportunidades recebe e, provavelmente, melhor será sua qualidade de vida. A universidade pode ser a porta de entrada para a sua felicidade.

A Unipar EAD oferece mais de 40 cursos superiores, além de 25 cursos de Pós-Graduação que podem ser cursados online. O diploma é certificado pelo MEC e tem o mesmo valor de um curso presencial. Consulte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a iniciar essa nova jornada na sua vida.