Ciclo de Kolb: como aprender com erros e objetivos não cumpridos?

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É bem provável que você esteja terminando o ano de 2020 sem ter cumprido todos os objetivos propostos em dezembro de 2019. Além de este ter sido um ano bastante atípico, é normal que nem todos os itens da nossa lista tenham sido concluídos, pelas mais diversas razões.

Porém, não há motivos para ficar frustrado ou considerar essa experiência um fracasso. Aprender com os erros e os objetivos não cumpridos é uma das premissas do desenvolvimento. Quando erramos, temos que procurar entender os motivos pelos quais isso aconteceu para que a partir disso possamos tirar lições proveitosas para os anos seguintes.

O Ciclo de Kolb é uma das ferramentas que podem ser úteis no processo de aprendizado. Nem todos aprendem da mesma forma, mas aqueles que descobrem as maneiras de serem mais eficientes acabam colecionando mais conquistas do que erros pelo caminho.

O que é o Ciclo de Kolb?

O Ciclo de Kolb pode ser definido como um modelo para o processo de aprendizado. Ele foi criado pelo teórico educacional Charles A. Kolb, no início dos anos 70, e permite a reflexão e o melhor entendimento sobre o processo individual de aprendizado. A matriz proposta por ele pode ser dividida em quatro quadrantes: agir, refletir, conceitualizar e aplicar.

Agir

Para entender uma experiência é preciso vivenciá-la. Em razão disso, coloque em prática o processo de entendimento da experiência educacional. Após passar por essa etapa você terá mais subsídios para refletir, conceitualizar e aplicar as ações práticas que, de fato, farão a diferença no aprendizado.

Refletir

Considere as experiências vividas e reflita: quais foram os aspectos positivos e negativos desse aprendizado? Por quais razões alguns caminhos se mostraram mais adequados do que outro? Pensando no seu Plano de Desenvolvimento Individual, tenha paciência para analisar cada etapa e criar hipóteses sobre suas consequências.

Conceitualizar

A partir da experiência e da reflexão vêm os conceitos. Algumas situações podem se repetir como “padrões”, enquanto outras podem se revelar fenômenos isolados. É aos padrões que você deve se atentar, sejam eles positivos ou negativos. Os positivos podem ser mantidos e amplificados, os negativos servem de aprendizado para rever o modo de agir em suas próximas experiências.

Aplicar

Após experimentar, refletir e conceitualizar, você estará apto a aplicar aquilo que aprendeu de forma ativa. Modifique variáveis, faça experimentações e retorne à primeira etapa do ciclo, em um processo de melhoria contínua. A busca pela excelência não precisa ser um processo perfeito, mas você deve observar cada etapa em prol do desenvolvimento.

Aprender a aprender: encontre o seu estilo

Baseado nas premissas propostas no Ciclo de Kolb podemos chegar a algumas conclusões quanto às formas de aprendizado. Não se trata aqui de compreender se uma é melhor ou mais eficiente do que outra, mas sim de entender aquela que mais se adapta ao nosso perfil. Podemos subdividir as formas de aprendizado em quatro grupos.

Experiência concreta

É a característica daqueles que aprendem por meio da experimentação, o que permite o desenvolvimento de atividades mesmo sem ter conhecimento prévio. Para quem tem esse perfil, simulações e estudos de casos, além de demonstrações e experiências reais costumam proporcionar melhores resultados.

Experiência reflexiva

Aqueles que se enquadram nesse perfil aprendem mais refletindo e questionando sobre um determinado tema do que partindo para a execução. Eles observam mais antes de julgar e gostam de ouvir diferentes perspectivas. Grupos de discussão e experiências coletivas podem ser os melhores caminhos para o aprendizado.

Experimentação abstrata

Aqui a lógica se sobrepõe e o aprendizado é mais forte a partir de conceitos. A análise de ideias e o uso do conhecimento intelectual se tornam ferramentas imprescindíveis. O compartilhamento de conteúdo e a reflexão são as formas mais eficientes de aprendizado.

Experimentação ativa

Colocar em prática conceitos vistos e influenciar as pessoas pela ação são as principais características daqueles que têm como perfil a experimentação ativa. Estágios, sessões práticas e experiências em laboratórios (ou imersões profissionais) são maneiras eficientes de consolidar o aprendizado.

Baseado nas informações acima você pode aproveitar os primeiros dias de 2021 como um período de reflexão sobre o seu próprio aprendizado. Esta pode ser uma oportunidade única de transformar a maneira como você adquire conhecimento.

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