5 exercícios que você pode fazer em casa durante o isolamento social

Compartilhe

A recomendação é para que as pessoas fiquem em casa e evitem o contato social, mas isso não significa deixar de lado a prática de exercícios físicos. Para aqueles que estavam acostumados a ir à academia ou se exercitar no parque todos os dias pode parecer monótono fazer atividades físicas em casa, mas é necessário.

A prática esportiva é uma das melhores maneiras de manter o condicionamento físico, espantar a preguiça e aliviar o estresse. Fazer exercícios libera uma substância chamada endorfina, que funciona como uma espécie de analgésico, amplificando a sensação de bem-estar e o humor. 

A boa notícia é que mesmo em casa é possível se manter saudável e ativo. Vídeos no YouTube e lives de profissionais no Instagram são formas de acompanhar séries de exercícios e repeti-las sem precisar sair do quarto. Preparamos uma seleção de exercícios que podem auxiliá-lo a se manter em forma em casa, confira.

1. Polichinelo completo

Muito provavelmente você se lembra do polichinelo dos tempos de escola. Ele é um poderoso exercício para estimular os membros inferiores e superiores. 

Em pé, una as pernas e estenda os braços ao lado do corpo e de um salto para cima. Ao fazer isso, afaste os pés e bata as mãos acima da cabeça. Ao voltar à posição inicial, faça um agachamento antes de repetir o movimento. 

Faça três séries de 30 segundos, com descanso de 15 segundos entre cada uma delas.

2. Abdominal grupado

Esse exercício ajuda a fortalecer a região do abdômen e também os glúteos. Se o chão da sua residência for muito incômodo, recomendamos a utilização de um colchonete.

Sente-se no chão e apoie as mãos ao lado do corpo. Incline o tronco para trás e erga as pernas o máximo que puder. Depois, mova o tronco para frente e flexione os joelhos em direção ao peito.

3. Flexão de braços com o peito no chão

Fortalecer a musculatura dos braços e das costas é o objetivo da flexão de braços com o peito no chão. Trata-se de um exercício de execução simples e altamente efetivo.

Fique na posição de flexão de braços, com as mãos afastadas a uma distância pouco maior que a dos ombros. Flexione os cotovelos e desça devagar até que o peito encoste no chão. Mantenha-se nessa posição por três segundos e repita.

Faça três séries de 30 segundos, com descanso de 15 segundos entre cada uma delas.

4. Burpee

O burpee é um dos exercícios mais exigentes para se fazer em casa e, por isso mesmo, é também um dos mais eficientes. Não se assuste se você tiver dificuldades no começo, é perfeitamente normal.

Em pé, com as pernas afastadas para as laterais, flexione os joelhos e agache. Apoie as mãos no chão e jogue os pés para trás, até fica na posição inicial de flexão de braços. Ao retornar, dê um salto antes de voltar à posição inicial.

Faça três séries de 30 segundos, com descanso de 15 segundos entre cada uma delas.

5. Prancha

O objetivo do exercício de prancha é o fortalecimento do abdômen e das pernas. É recomendável utilizar um colchonete ou uma superfície macia para a execução.

Apoie os antebraços no chão, mantendo o cotovelo na altura dos ombros. Estique as pernas e mantenha-se nas pontas dos pés. 

Sustente essa posição por 20 a 30 segundos (ou mais, se conseguir). Depois, descanse por 30 segundos e repita o exercício pelo menos cinco vezes.

…..

Você tem dado a devida atenção para a prática de atividades físicas durante a pandemia? Proporcionar maior qualidade de vida para todos é o objetivo dos profissionais de Educação Física. Esse curso de graduação também está disponível na modalidade EAD na Unipar. Conheça os diferenciais do curso de graduação Licenciatura em Educação Física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *