Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática

Se existem duas áreas do conhecimento que caminham juntas a muito tempo são a Matemática e a Tecnologia, não é possível a existência de uma sem a outra. Muitas pesquisas são apresentadas em artigos, blogs e também em redes sociais, as quais reforçam essa teoria da complementação entre a Matemática e a Tecnologia

Com o melhoramento das infraestruturas das escolas nos últimos anos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nos processos de ensino aprendizagem de várias disciplinas. Embora, a Matemática tenha um histórico de ser uma das matérias que ganhou visibilidade com o auxílio das TIC, pois se tem muitas ferramentas computacionais voltadas ao estudo da matemática, resolução de problemas, jogos, simulações entre outras que vem promovendo processos de melhoria no ensino aprendizagem dos conteúdos matemáticos.

Os profissionais da educação possuem os laboratórios de informática, onde podem estar trabalhando junto aos alunos com as ferramentas tecnológicas que são oferecidas pelos poderes governamentais e também com outras ferramentas que são permitidas nesses laboratórios.

Um problema que é rotineiro neste cenário, é a falta de capacitação promovida para os professores, onde muitas vezes as capacitações não são adequadas à realidade das escolas, pois nem sempre acontecem com a manipulação das tecnologias, isso devido a grandes grupos durante a formação, laboratórios de informática não funcionam corretamente, e as vezes fatores externos como condições climáticas ou desastres que prejudicaram a estrutura física do ambiente, ou do meio necessário para as formações.

Além de tudo isso, pode-se destacar um fator interno muito relevante, que é a desmotivação dos profissionais de educação, que não se permitem a utilização de novos meios de trabalhar o ensino aprendizagem. De maneira alguma está se generalizando com essa frase, mas sim apontando situações ímpares que acontecem com determinados profissionais.

Uma das soluções que se apresenta muita promissora é a formação via Educação à Distância (EAD), utilizando vídeo aulas, podcasts, salas virtuais de aprendizagem, e as chamadas de vídeo ao vivo.

Não seria justo aqui, elencarmos algumas ferramentas computacionais, pois seria um crime deixamos algumas de fora, pois a percepção das ferramentas melhores ou mais eficientes vai da avaliação dos professores que fazem uso, e também dos usuários.

Pensando em melhorar essa discussão, o Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIPAR EAD, trouxe esse tema para discussão dentro do projeto PROFISSÃO EM DEBATE, onde realizou-se uma entrevista com o Prof. Marcos Willian, doutorando em educação pela UNESP, onde se discute muito sobre o tema das utilização das TICS no ensino de matemática.

Confira a entrevista: