O mercado da gastronomia vem em constante crescimento no Brasil durante os últimos anos, e mesmo com a pandemia da Covid-19 esse setor se mostrou promissor para o futuro. O fechamento de alguns locais devido a medidas de prevenção do vírus, como o lockdown, fez com que restaurantes e lanchonetes se reinventassem e aderissem ao delivery.
Essa modalidade teve aumento de 59% segundo a pesquisa exclusiva da revista Exame em parceria com a Rede, companhia de meios de pagamento do banco Itaú. Isso proporcionou que o mercado gastronômico mantivesse em crescimento, e a expectativa é que com a reabertura do comércio por definitivo, os modelos de negócio físico e por delivery se unam e aqueçam ainda mais o mercado alimentício.
Já é de se imaginar que inovações no setor estão sendo amplamente buscadas, assim quem seguir pelo caminho das principais tendências da área terá grandes chances de alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho.
Confeitaria
Com a tecnologia e o delivery alcançando pessoas que antigamente jamais chegariam a comer em um local específico, o mercado de confeitaria e panificação teve que se aperfeiçoar para estar no gosto do cliente. Se antigamente comprávamos somente de locais próximos, hoje o cliente tem acesso a incríveis confeitarias por meio de um clique.
O chef que se aventurar nesse mercado deverá ser aficionado por sobremesas maravilhosas e uma ampla diversidade de pães e outros itens de massa branca. Se você atende a esse delicioso requisito, veja as funções que o profissional gastrólogo exercerá nesse setor:
– Preparar receitas tradicionais e desenvolver novos tipos de bolos, tortas, pães e recheios;
– Criar sobremesas, coberturas e outras sobremesas, incluindo obras artísticas;
– Trabalhar com serviços de refeições coletivas, criando decorações e gerenciando cozinhas de hotéis, estabelecimentos comerciais e até navios de cruzeiros.
Cozinha criativa
Já faz algum tempo que a gastronomia deixou de ser apenas a realização de uma refeição para se tornar um espetáculo que envolve inúmeras experiências gastronômicas. Esse tipo de comida tem como objetivo brincar com todos os sentidos do cliente, começando pela visão, passando pelo tato e finalizando no paladar.
Isso permite que a cozinha criativa dê asas a imaginação dos chefs, permitindo inovar em técnicas de preparo e o uso de ingredientes, alcançando uma originalidade e particularidade por meio do prato. Essas modificações impactam diretamente em cores, aromas, texturas, além do principal, o sabor.
Esse tipo de atividade exercida pelo chef proporciona que ele aperfeiçoe seu próprio estilo. Para isso é necessário conhecer bem os ingredientes e as técnicas aplicadas, assim as combinações alcançarão um conjunto agradável e saboroso.
Entre os principais métodos está a fusão de ingredientes e a utilização de tecnologias durante o preparo, como maçaricos, resfriadores e fornos especiais, por exemplo.
Personal chef
No mercado atual, os chefs profissionais estão cada vez mais saindo da cozinha fixa de um restaurante para se aventurar mundo afora. Uma dessas alternativas está no setor de personal chef, em que o profissional atua como um cozinheiro doméstico ou atua como freelancer. As possibilidades são amplas, permitindo que esse chef atue em eventos, em congressos específicos, ou até mesmo para uma família que gostaria de um cardápio mais refinado.
Há situações em que o chef é visto como uma celebridade, sendo contratado justamente para ocupar o papel principal em um evento. Esse tipo de entretenimento é chamado de cozinha de espetáculo, em que o chef é contratado para apresentar seus pratos a um público específico.
Gestão de estabelecimentos
Fugindo um pouco das funções que necessitam pôr a mão na massa literalmente, a parte de gestão é uma área de grande importância dentro do ambiente gastronômico. É esse profissional quem garantirá o pleno funcionamento de restaurantes, bares e qualquer outro empreendimento alimentício. Para essa função é necessário ter um amplo conhecimento administrativo, ensinamentos fundamentais para uma ótima gestão do estabelecimento.
Consultoria
O serviço de consultoria pode ser prestado por um profissional especializado ou por uma empresa. Esse profissional será responsável por aconselhar outras instituições ou pessoas em específico sobre alguns aspectos que envolvem o negócio do contratante.
Inicialmente o consultor irá descobrir as necessidades de cada cliente, realizar análises e diagnósticos, definir uma estratégia de viabilização do negócio e por em prática essas ações.
Entre as práticas que poderão ser aplicadas estão o design da oferta gastronômica do local, o design do ambiente e as instalações, a repaginação do cardápio e os preços adotados por cada prato oferecido.
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Acredito que, qualquer atividade neste período de pandemia no qual possa se utilizar do sistema delivery vai ter mais chances de sucesso.