As melhores técnicas de estudo segundo a ciência

Compartilhe

Um estudo publicado em 2013 na revista científica Psychological Science In The Public Interest reuniu os principais estilos de aprendizagem com o objetivo de classifica-los conforme suas respectivas eficiências. Reunimos para você as três melhores técnicas de estudo que este estudo classificou. Confira abaixo:

Prática distribuída: esta técnica consiste em distribuir o estudo longo do tempo, ao invés de concentrar tudo em uma vez só. A pesquisa demonstra uma conta mais ou menos assim: se você quer lembrar do assunto por 1 semana, estude 1 hora por dia. Esta pratica também é associada à distribuição do assunto durante 1 dia inteiro, estudando 1 hora pela manhã, 1 hora de tarde e 1 hora de noite.

 

Teste prático: realizar testes práticos pode ser até duas vezes mais eficiente que outras técnicas. Separe questões sobre o assunto que você está estudando e responda-as sem consulta alguma. Você pode encontrar sistemas na internet próprios para isto que podem te ajudar.  Eles são realmente eficientes!

 

Estudo intercalado: mesclar tópicos de estudos também é uma boa alternativa para estudar. Essa intercalação de conteúdos faz com que o aluno fique mais tempo estudando e envolva os diferentes tópicos em uma linha de raciocínio mais prática. A pesquisa mostra que o estudo intercalado é ainda melhor para tarefas cognitivas, como ciências exatas.

 

Outras técnicas como resumos, técnicas mnemônicas e grifar partes importantes também tem sua utilidade, mas não são tão efetivos como as técnicas explicadas acima. Se você está realmente dedicado ao estudo, você precisa exercitar o que está aprendendo e essa técnicas irão te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *