Como se preparar para o mercado de trabalho das profissões do futuro?

Compartilhe

Um dos principais gargalos de empregabilidade no Brasil é a falta de mão de obra qualificada. Em um país onde apenas 21% da população entre 25 e 34 anos possui ensino superior completo, a ausência de profissionais com instrução acadêmica adequada gera uma incompatibilidade de oferta e demanda de vagas de trabalho.

A expectativa é que, durante os próximos anos, o ensino superior atinja um percentual maior de brasileiros, principalmente com a evolução do ensino à distância e as novas possibilidades de cursos que estão surgindo, de acordo com as novas demandas do mercado.

O avanço da tecnologia, a transformação digital e o novo panorama de uma economia cada vez mais dinâmica são os principais responsáveis pelas mudanças que o mercado de trabalho está enfrentando nos últimos anos.

Mais do que cursar a graduação certa, é preciso desenvolver novas habilidades que são demandadas pelo mundo corporativo, investir continuamente em capacitação e estar por dentro das principais tecnologias que guiam os rumos da nova economia.

Mas afinal, o que são as profissões do futuro e quais são as previsões para o mercado de trabalho nos próximos anos? 

Tendências para o mercado de trabalho do futuro

Dentro dos quesitos exigidos por boa parte das empresas na hora da contratação de um profissional, a familiaridade com tecnologia, capacidade de inovar e competências comportamentais estão entre as principais características visadas, que garantem um diferencial competitivo para quem está concorrendo a uma vaga ou pleiteando uma promoção de cargo.

O trabalho remoto veio para ficar

O modelo de trabalho adotado durante a pandemia por grande parte das corporações, mostrou-se uma experiência positiva para empregadores e empregados. 

De um lado, os colaboradores trabalham com mais comodidade, sem precisar enfrentar o trânsito e o tempo de deslocamento, abrindo novas possibilidades de produtividade. 

Do outro, as empresas observaram o crescimento dos indicadores de performance, além de economizarem com a estrutura exigida por um espaço físico e ampliarem suas opções de contratação a nível nacional ou global, de acordo com o porte da organização.

Haverá também a possibilidade do modelo híbrido: em alguns dias da semana, os colaboradores se deslocam para o escritório, ou optam por trabalhar de casa, conciliando as agendas.

As habilidades comportamentais do profissional do futuro

É preciso mais do que entender a parte prática da sua função em uma empresa. Conhecidas como soft skills, as habilidades comportamentais são fatores primordiais para garantir o sucesso na carreira.

Entre as mais importantes, podemos ressaltar:

  • Comunicação;
  • Espírito de liderança;
  • Agilidade;
  • Pensamento estratégico e inovador;
  • Resolução de conflitos;
  • Resiliência;
  • Orientação à resultados;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Facilidade para trabalhar de forma remota, através da tecnologia;
  • Aprendizado contínuo;
  • Adaptabilidade.

Todas essas habilidades podem ser adquiridas ao longo da trajetória profissional, através do foco em desenvolvimento e novos aprendizados.

A era digital é sua maior aliada

Estar familiarizado com soluções digitais é essencial, independente da sua área de atuação ou tipo de organização onde trabalha.

Através de ferramentas tecnológicas, é possível automatizar processos, aumentar a produtividade, desenvolver maior sinergia com o time e ampliar os horizontes da organização.

Por isso, seja de maneira presencial ou remota, quanto mais proximidade você tiver com as tecnologias utilizadas na empresa, maiores são as chances de adaptabilidade dentro do ambiente corporativo.

Quais são as profissões do futuro?

Ao elencarmos quais são as principais profissões que estarão em alta nos próximos anos, levamos em consideração o uso da tecnologia, o crescimento de empresas no modelo startup, a globalização e as funções que oferecem um salário atrativo dentro do mercado de trabalho.

Dentre as áreas que prometem revolucionar o futuro, estão:

Cientistas de Dados

O comportamento do consumidor, o uso acirrado das ferramentas de interação virtual, o alto acesso à internet e a vasta quantidade de dados disponíveis nas corporações exigem um profissional capacitado para agrupar, interpretar e influenciar nas decisões estratégicas por meio de uma cultura de dados.

Um cientista de dados é a peça principal para o desenvolvimento dos negócios, que terão um diferencial competitivo na hora de entregar um produto ou serviço ainda mais completo para o consumidor final.

Profissional de Direito Digital

Com o avanço das relações digitais, é necessário contar com uma legislação que permeia o ambiente virtual e preserva os dados dos usuários. 

Neste sentido, o profissional de Direito que quer se reinventar em sua carreira, deve estar por dentro dessas inovações e entender como aplicar seus conhecimentos no mundo digital.

Engenheiros de Software

Esta é uma das profissões que está mais em alta nos últimos anos, e a tendência é que se torne cada vez mais essencial dentro das corporações.

Com o crescimento dos serviços digitais, o engenheiro de software é o profissional responsável pela arquitetura e desenvolvimentos de sistemas, sendo um agente ativo da transformação digital nas empresas.

Gestor de Inovação e Crescimento

Inovar é a palavra de ordem para as empresas do futuro. Por isso, contar com um profissional que pense de forma estratégica e inovadora, buscando novas soluções para o desenvolvimento acelerado de um produto ou serviço, além da expansão da corporação como um todo, é a melhor forma de garantir espaço no mercado e protagonismo na transformação digital que engloba a sociedade.

Como me preparar para o futuro do mercado de trabalho?

Além de focar na qualificação e aprendizado constante, é importante estar aberto a mudanças e transformações. 

Embora a tecnologia exerça um papel crucial para determinar os caminhos das profissões do futuro, todas as relações e funções ainda são formadas por pessoas, o que torna as habilidades interpessoais ainda mais valiosas ao decorrer de uma carreira.

A flexibilidade e a percepção de entender outros pontos de vista também é uma característica de quem quer se preparar para o mundo corporativo, pois a diversidade enriquece o ambiente de trabalho e permite uma visão menos limitada de processos, pessoas e negócios.

Foque em gerar valor para a empresa, através de resultados, ações e ideias. Entender que você faz parte do crescimento da organização, impactando diretamente os números coletivos, é a peça principal para participar ativamente dos novos rumos do mercado de trabalho.

Conte com a Unipar na hora da qualificação ideal!

A Unipar oferece uma gama de cursos de graduação, tanto no formato presencial, como no Ensino à Distância (EaD) e semipresencial.

Dentre as opções disponíveis, estão:

➡ Administração

➡ Análise e Desenvolvimento de Sistemas

➡ Big Data e Inteligência Analítica

➡ Ciências de Dados

➡ Marketing

Não fique de fora da transformação digital do mercado de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *