Saiba tudo sobre o curso de Processos Gerenciais

Situado no campo de estudos multidisciplinares, o curso de processos gerenciais utiliza do conhecimento presente nas áreas de ciências humanas e exatas para preparar o aluno para lidar com a administração e gerenciamento de empresas e negócios. Disponibilizado também como tecnólogo em gestão de negócios ou gestão de pequenas e médias empresas, essa graduação tem duração média de 2 anos.

Entre os principais temas abordados no desenvolvimento do estudante nessa área estão técnicas de gestão empresarial, logística, vendas, marketing, além de outros assuntos relacionados a administração de uma companhia. O curso prepara o profissional para ocupar cargos como o de gerente, analista de mercado e de projetos, analista de negócios e supervisor de operações de distribuição e logística, por exemplo.

Conheça a seguir tudo sobre o curso de processos gerenciais e como essa carreira vem se tornando promissora devido a ampla ascensão da área e sua grande oportunidade de atuação no mercado.

Grade curricular de Processos Gerenciais

Com duração reduzida, a graduação em tecnólogo em processos gerenciais consegue abordar todas as temáticas necessárias para exercício da função mesmo em menor tempo comparado a uma graduação comum, o que possibilita que esse profissional se desenvolva dentro de uma nova profissão em um curto espaço de tempo.

Para quem deseja ingressar na área, é preciso ter uma visão ampla sobre os negócios assim como gostar da área de empreendedorismo. Também é preciso ser um profissional versátil e disposto a ocupar diversos setores diferentes, como áreas administrativas, comerciais, financeiras, de marketing e recursos humanos. Essa pluralidade de opções permite uma colocação mais fácil no mercado de trabalho.

Devido a essa variedade de funções, durante a formação em tecnólogo em processos gerenciais o estudante terá disciplinas em diversos campos de estudo. Entre os conteúdos mais abordados estão as áreas do conhecimento em marketing, matemática, economia, gestão, recursos humanos, entre outras subsequentes. Confira a seguir alguns dos pilares que o curso de processos gerenciais irá abordar durante a formação:

Contabilidade e finanças;

– Desenvolvimento de planejamento estratégico;

– Estratégias de negócios;

– Gerenciamento de marketing;

– Gestão de produtos e serviços;

– Governança corporativa;

– Organização, processos e tomada de decisões;

– Realização de plano de negócios.

A profissão de Processos Gerenciais

A profissão de processos gerenciais somente foi reconhecida recentemente pelo Conselho Federal de Administração, em 2009. Como você pode imaginar ao observar as disciplinas, dispor de uma visão sistêmica e multidisciplinar e ter um espírito investigador e empreendedor são algumas das principais características que um profissional de processos gerenciais deve conter.

Saiba tudo sobre o curso de Processos Gerenciais

Independente do mercado de atuação, seja em uma empresa própria ou em um negócio de terceiros, esse profissional deve conter algumas capacitações para que exerça com louvor sua função. Entre tais qualificações estão:

– Capacidade de planejar, organizar, gerenciar e por em prática projetos e processos;

– Realizar análise e diagnóstico de problemas gerenciais, além de prestar consultoria na área de administração;

– Analisar o cenário que a empresa deve se estabelecer conforme seu porte e setor;

– Elaborar, avaliar e executar projetos e processos melhorando seus resultados;

– Avaliar e desenvolver estratégias perante a concorrência para comercialização de produtos e serviços;

– Delimitar e fiscalizar o orçamento;

– Coordenar a divulgação, apuração e lançamento de dados financeiros e contábeis;

– Definir, gerenciar e desenvolver equipes de trabalho;

– Elaborar e implementar planos de negócios na empresa;

– Desenvolver a competitividade, produtividade e lucratividade da companhia.

Conhecendo o mercado de trabalho de Processos Gerenciais

Em constante desenvolvimento, o mercado de trabalho para o graduado em processos gerenciais é bastante favorável. A formação multidisciplinar permite que as competências desenvolvidas durante os estudos sejam essenciais no gerenciamento e competitividade das empresas nos dias atuais.

Com isso, esse profissional completo é capaz de analisar e propor soluções criativas que atinjam os principais desafios da empresa, melhorando seu desenvolvimento, crescimento e sua sustentabilidade.

A graduação não conta com estágio obrigatório, porém é recomendável realizar esse tipo de trabalho. Por meio desse egresso no mercado ainda no período de estudos, muitos alunos conseguem se formar tendo uma vaga garantida dentro da empresa em que estagiou. Além disso, algumas instituições possibilitam a certificação do aluno antes mesmo da formação, o que proporciona que ele atue profissionalmente antes mesmo de colação de grau.

……

Para você que deseja se profissionalizar no mundo dos negócios, o tecnólogo de processos gerenciais é uma ótima opção, que permite adquirir um conhecimento preciso de forma rápida e objetiva. Conheça o tecnólogo de processos gerenciais da UNIPAR e dê o primeiro passo rumo ao sucesso no mundo de gestão e do empreendedorismo.