Gestão de Recursos Humanos: Conheça tudo sobre a área

Gestão de Recursos Humanos: Conheça tudo sobre a área
Compartilhe

Em algum momento da sua vida ao procurar um emprego você já teve contato com um profissional de recursos humanos. Essa profissão é muito importante e fundamental para o funcionamento de uma empresa.

É esse profissional quem guiará os funcionários, fazendo assim com que eles saibam exercer suas funções exatamente como a instituição preza. Além disso, é a área de recursos humanos quem dá todo o suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, possibilitando assim que eles se tornem exemplares.

Com isso já é possível imaginar que esse especialista é capaz de ocupar diversas áreas dentro da empresa, sendo um membro fundamental do quadro de funcionários. Conheça a seguir mais sobre essa incrível área.

O que é a gestão de recursos humanos?

A área de gestão de recursos humanos é um setor estratégico e determinante dentro da empresa. Sua principal função é proporcionar que a organização e os colaboradores alcancem seus objetivos e mantenham uma relação positiva. Para chegar nesse objetivo o RH gerencia as relações humanas de modo saudável, fazendo com que tanto os interesses dos profissionais, como os da empresa sejam atendidos. Assim é mantido um ambiente sustentável.

De forma prática, o RH garante que a empresa mantenha os seus lucros enquanto os funcionários são valorizados e reconhecidos profissionalmente. Quando esses pontos são ignorados, o colaborador tende a se sentir desvalorizado e tem seu desempenho afetado, com isso a produtividade e, consequentemente, os lucros, são afetados diretamente.

Por isso a função do profissional de recursos humanos é fundamental, sendo capaz de promover esse equilíbrio e assim manter o bom funcionamento da empresa.

O que faz o profissional de RH?

Como você já pôde perceber, o profissional de recursos humanos tem uma grande responsabilidade dentro da empresa, que vai além das tarefas burocráticas. O gestor funciona como um treinador, que ensina e motiva sua equipe de modo que se desenvolvam e cresçam juntos da empresa. 

Além disso, o RH capacita os profissionais de modo que aumentem sua efetividade e produtividade, possibilitando assim que eles ocupem cargos superiores. 

Dentre as principais ações que o profissional de recursos humanos exerce dentro da empresa estão:

– Criação de programas de incentivo;

– Estruturação de processos burocráticos;

– Garantia do cumprimento da legislação trabalhista;

– Gerenciamento de conflitos;

– Recrutamento de novos colaboradores;

– Treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

Gestão de Recursos Humanos: Conheça tudo sobre a área

Quais as principais características que um gestor de RH deve ter?

Compreendendo a importância dos recursos humanos, é importante avaliar as principais características que um profissional deverá desenvolver para ser um gestor de sucesso nessa área. Segundo especialistas, um ótimo gestor deve ser capaz de:

– Comunicar-se de forma assertiva, de modo que ouça e compartilhe informações com a equipe;

– Debater sobre performance com seus colaboradores, entendendo e expondo as necessidades de ambos para alcançar o bem comum;

– Desenvolver sua equipe atuando como um guia, ensinando e os treinando para que alcancem a efetividade;

– Emponderar e motivar sua equipe;

– Promover um ambiente de trabalho incluso e livre de preconceitos;

– Utilizar habilidades e técnicas que auxiliem na visão estratégica de modo que aconselhe e apoie os colaboradores no desenvolvimento de suas carreiras;

– Tomar decisões com confiança baseando-se em dados concretos.

Tendências do mercado de recursos humanos para os próximos anos

É inevitável iniciar uma profissão já pensando quais caminhos ela poderá percorrer no futuro. Acompanhe algumas das tendências que essa área poderá aderir e se prepare desde já.

Valorização da inteligência emocional

Saber lidar emocionalmente em momentos de pressão é uma das principais habilidades procuradas em profissionais para o futuro. Com isso esses profissionais não deixam a emoção influenciar em suas ações, proporcionando um menor número de decisões erradas, além do aumento do comprometimento com sua função, tendo uma maior produtividade, um melhor relacionamento interpessoal e uma sensação de pertencimento ao ambiente de trabalho.

Para identificar e capacitar um profissional desse tipo é preciso um gestor de recursos humanos familiarizado com essa tendência, fazendo com que ele seja capaz de selecionar e guiar esse profissional, levando-o ao ápice de sua capacidade.

Big Data no RH

O grande volume de dados e informações geradas dentro da empresa são de grande valia para o gestor de recursos humanos. Ter a capacidade de centralizar e filtrar essas informações para que o gestor utilize possibilita uma melhor seleção de contratações, identificação de talentos, melhor qualidade de treinamento e até mesmo o aumento da produtividade dos colaboradores.

Essa análise possibilita que o profissional identifique quais situações estão entrando em conflito com o desempenho dos colaboradores e quais proporcionam um aumento de produtividade e de satisfação pessoal. Com isso é possível maximizar os pontos positivos, fazendo com que a empresa se torne lucrativa e sustentável, com profissionais dispostos e dedicados.

……

Agora que você ficou por dentro dessa importante área, conheça a graduação de recursos humanos da UNIPAR e se torne um grande gestor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *