Confira 3 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Ao contrário do que a maioria pensa, ser produtivo não tem nada a ver com passar horas e horas no escritório. A produtividade, na verdade, está ligada a bons e rápidos resultados. Por isso, quem acha que virar a madrugada trabalhando é algo positivo para carreira está bem enganado. O que realmente faz a diferença é o seu foco na entrega e a capacidade de fazer tudo que precisa dentro das horas de trabalho estipuladas pela empresa.

Se você se identificou com os exemplos acima e quer mudar a sua rotina profissional, veja 3 dicas imperdíveis para ser mais produtivo no trabalho:

1. Evite trabalhar além do horário

Como já sabemos, trabalhar mais tempo não é sinônimo de melhores entregas. É claro que, em algumas ocasiões, acabamos nos deparando com um volume maior de tarefas do que o costumeiro. Nesses casos, não há muito o que fazer, a não ser dar uma “esticadinha” no expediente. Mas nada de virar a madrugada, hein!?

Caso você esteja na sua rotina normal de tarefas, o ideal é se policiar para sair sempre no horário estipulado em contrato. Um estudo realizado pela Universidade de Stanford mostrou que pessoas que trabalham 70 horas ou mais por semana produzem tanto quanto (ou até menos) do que aquelas que ficam somente 50 horas semanais no escritório. O principal motivo, segundo a pesquisa, é o cansaço.

2. Faça uma coisa de cada vez

Outro hábito que pode acabar com a produtividade é executar diversas tarefas ao mesmo tempo. Um estudo da Universidade de Londres concluiu que atender a telefonemas e responder e-mails e mensagens de texto causa uma redução na capacidade cerebral duas vezes pior do que aquela sofrida por usuários de maconha.
Como acabar com esse péssimo hábito? Tenha foco!

3. Delegue tarefas

Algumas atividades podem acabar com a sua produtividade. Por isso, sempre que puder, tente priorizar as tarefas que você realiza com mais rapidez e assertividade. Se possível, peça ajuda de um colega para finalizar as demandas que estão “travando” seu desempenho. Se isso não for possível, priorize aquelas que você tem mais facilidade e deixe o restante para o dia seguinte.