10 livros de marketing que você deveria ler

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O marketing é uma daquelas área do conhecimento que mesmo aqueles que não são formados em Administração precisam conhecer. Médicos, engenheiros, especialistas em tecnologia ou culinária, todos nós em algum momento precisamos mostrar nosso trabalho – e nada melhor do que recorrer a ações de marketing para isso.

Porém, como fazer isso da maneira correta? Um bom caminho é recorrer a autores consagrados do marketing e a obras de referência para ampliar os conhecimentos. Neste artigo, listamos 10 livros de marketing que são considerados essenciais para profissionais e estudantes da área e que também podem ser de muita utilidade para estudantes de outros segmentos.

1. A Bíblia do Marketing Digital – Claudio Torres

O brasileiro Claudio Torres é o responsável por um dos livros mais completos da área e que pode ajudá-lo bastante na compreensão desse segmento. No livro ele aborda alguns conceitos de marketing clássico, adaptando-os para a nova realidade do mundo digital. Guie-se pelas sete estratégias sugeridas pelo autor para se destacar no mundo online.

2. Marketing 3.0 – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

O professor norte-americano Philip Kotler é um dos nomes mais importantes da Administração e do Marketing. Em colaboração com seus colegas de trabalho Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ele aborda os princípios básicos do marketing sob a ótica do perfil do consumidor atual, que está cada vez mais exigente em busca de produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades.

3. A Vaca Roxa – Seth Godin

Como é possível se destacar em meio à multidão, muitas vezes promovendo produtos e serviços que não têm necessariamente diferenciais? Seth Godin em A Vaca Roxa mostra que preciso buscar diferenciais para se sobressair no mercado. Para isso, é preciso elaborar estratégias de marketing que despertem a atenção dos potenciais clientes.

4. Marketing na Era Digital – Martha Gabriel

Best seller sobre o tema, Marketing na Era Digital explica os conceitos mais importantes do segmento e detalha a lógica de funcionamento das plataformas digitais. Em 15 capítulo a autora fala sobre a importância do planejamento, mudanças no ambiente de marketing, plataformas existentes e estratégias digitais. O texto é simples e objetivo e pode ser compreendido mesmo por aqueles sem muita familiaridade com o tema.

5. Administração de Marketing – Philip Kotler e Kevin Keller

Philip Kotler está de volta à nossa lista com uma das obras que é considerada leitura obrigatória para os profissionais do setor. Publicado há 40 anos, o livro se mantém atual em termos de conceitos e abordagens sobre os problemas comuns que os profissionais enfrentam todos os dias. Não conclua um curso de graduação sem deixar de dar uma olhada nesta obra.

6. A Lógica do Consumo – Martin Lindstron

Por que às vezes pagamos mais caro por um produto que nos trás o mesmo benefício que outros similares e com custo mais baixo? Mergulhar na lógica por trás das decisões dos consumidores é a proposta deste livro. Com uma abordagem diferenciada, ele funciona como um ótimo ponto de reflexão para repensarmos a maneira como consumimos os mais diversos tipos de itens.

7. SPIN Selling – Neil Rackham

Um pouco mais voltado às vendas, a metodologia desenvolvida por Neil Rackham pode ser aplicada no dia a dia da grande maioria dos profissionais. Fruto de observações reais, a ideia aqui é unir estratégias de marketing com métodos de abordagem de consumidores visando potencializar as vendas de um determinado produto ou serviço.

8. Confissões de um Publicitário – David Ogilvy

David Ogilvy, fundador da agência de propaganda Ogilvy & Mather, é apontado por muitos como o “pai da propaganda”. Tal apelido não é por acaso e o leitor tem a chance de conhecer a mente genial de um profissional respeitado no segmento sob o ponto de vista da sua história de vida e cases de sucesso. Aspectos como negociação e estratégia são debatidos em detalhes no livro.

9. As 22 Consagradas Leis dos Marketing – Al Ries e Jack Trout

Independentemente do tipo de negócio ou do preço de um produto, algumas máximas do marketing parecem ter aplicação em qualquer mercado ou realidade. A obra de Ries e Trout revela por meio de uma linguagem simples e bem humorada o que há em comum por trás de campanhas de marketing bem-sucedidas, apresentando dicas para que você possa seguir o mesmo caminho.

10. As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Aqui o foco está nos fatores que levam o consumidor a tomara uma decisão. Ao desvendar quais são os seis princípios psicológicos por trás deste ato, Cialdini revela quais são as armas que podem ser utilizadas para que você consiga conquistar e encantar clientes. Ideal para quem deseja se tornar mais consciente sobre as formas de atuação da propaganda – seja contra ou a favor.

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