Em algum momento da sua vida ao procurar um emprego você já teve contato com um profissional de recursos humanos. Essa profissão é muito importante e fundamental para o funcionamento de uma empresa.
É esse profissional quem guiará os funcionários, fazendo assim com que eles saibam exercer suas funções exatamente como a instituição preza. Além disso, é a área de recursos humanos quem dá todo o suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, possibilitando assim que eles se tornem exemplares.
Com isso já é possível imaginar que esse especialista é capaz de ocupar diversas áreas dentro da empresa, sendo um membro fundamental do quadro de funcionários. Conheça a seguir mais sobre essa incrível área.
O que é a gestão de recursos humanos?
A área de gestão de recursos humanos é um setor estratégico e determinante dentro da empresa. Sua principal função é proporcionar que a organização e os colaboradores alcancem seus objetivos e mantenham uma relação positiva. Para chegar nesse objetivo o RH gerencia as relações humanas de modo saudável, fazendo com que tanto os interesses dos profissionais, como os da empresa sejam atendidos. Assim é mantido um ambiente sustentável.
De forma prática, o RH garante que a empresa mantenha os seus lucros enquanto os funcionários são valorizados e reconhecidos profissionalmente. Quando esses pontos são ignorados, o colaborador tende a se sentir desvalorizado e tem seu desempenho afetado, com isso a produtividade e, consequentemente, os lucros, são afetados diretamente.
Por isso a função do profissional de recursos humanos é fundamental, sendo capaz de promover esse equilíbrio e assim manter o bom funcionamento da empresa.
O que faz o profissional de RH?
Como você já pôde perceber, o profissional de recursos humanos tem uma grande responsabilidade dentro da empresa, que vai além das tarefas burocráticas. O gestor funciona como um treinador, que ensina e motiva sua equipe de modo que se desenvolvam e cresçam juntos da empresa.
Além disso, o RH capacita os profissionais de modo que aumentem sua efetividade e produtividade, possibilitando assim que eles ocupem cargos superiores.
Dentre as principais ações que o profissional de recursos humanos exerce dentro da empresa estão:
– Criação de programas de incentivo;
– Estruturação de processos burocráticos;
– Garantia do cumprimento da legislação trabalhista;
– Gerenciamento de conflitos;
– Recrutamento de novos colaboradores;
– Treinamento e desenvolvimento dos funcionários.
Quais as principais características que um gestor de RH deve ter?
Compreendendo a importância dos recursos humanos, é importante avaliar as principais características que um profissional deverá desenvolver para ser um gestor de sucesso nessa área. Segundo especialistas, um ótimo gestor deve ser capaz de:
– Comunicar-se de forma assertiva, de modo que ouça e compartilhe informações com a equipe;
– Debater sobre performance com seus colaboradores, entendendo e expondo as necessidades de ambos para alcançar o bem comum;
– Desenvolver sua equipe atuando como um guia, ensinando e os treinando para que alcancem a efetividade;
– Emponderar e motivar sua equipe;
– Promover um ambiente de trabalho incluso e livre de preconceitos;
– Utilizar habilidades e técnicas que auxiliem na visão estratégica de modo que aconselhe e apoie os colaboradores no desenvolvimento de suas carreiras;
– Tomar decisões com confiança baseando-se em dados concretos.
Tendências do mercado de recursos humanos para os próximos anos
É inevitável iniciar uma profissão já pensando quais caminhos ela poderá percorrer no futuro. Acompanhe algumas das tendências que essa área poderá aderir e se prepare desde já.
Valorização da inteligência emocional
Saber lidar emocionalmente em momentos de pressão é uma das principais habilidades procuradas em profissionais para o futuro. Com isso esses profissionais não deixam a emoção influenciar em suas ações, proporcionando um menor número de decisões erradas, além do aumento do comprometimento com sua função, tendo uma maior produtividade, um melhor relacionamento interpessoal e uma sensação de pertencimento ao ambiente de trabalho.
Para identificar e capacitar um profissional desse tipo é preciso um gestor de recursos humanos familiarizado com essa tendência, fazendo com que ele seja capaz de selecionar e guiar esse profissional, levando-o ao ápice de sua capacidade.
Big Data no RH
O grande volume de dados e informações geradas dentro da empresa são de grande valia para o gestor de recursos humanos. Ter a capacidade de centralizar e filtrar essas informações para que o gestor utilize possibilita uma melhor seleção de contratações, identificação de talentos, melhor qualidade de treinamento e até mesmo o aumento da produtividade dos colaboradores.
Essa análise possibilita que o profissional identifique quais situações estão entrando em conflito com o desempenho dos colaboradores e quais proporcionam um aumento de produtividade e de satisfação pessoal. Com isso é possível maximizar os pontos positivos, fazendo com que a empresa se torne lucrativa e sustentável, com profissionais dispostos e dedicados.
……
Agora que você ficou por dentro dessa importante área, conheça a graduação de recursos humanos da UNIPAR e se torne um grande gestor.