5 dúvidas sobre pós-graduação que você precisa saber antes de escolher o curso

Após concluir a tão sonhada graduação é hora de pensar em quais rumos a sua carreira tomará. Continuar estudando é sempre a melhor alternativa para quem quer crescer, mas como escolher o curso ideal que possa proporcionar um salário maior ou oportunidades mais qualificadas?

As opções são inúmeras: buscar uma especialização já virou praxe no mercado de trabalho. O que talvez você não saiba é que existem muitos caminhos a trilhar a partir da conclusão da graduação. Em alguns casos, você pode até mesmo mudar completamente de área se isso representar uma oportunidade interessante.

Vale lembrar que tanto uma pós-graduação presencial quando uma EAD têm o mesmo valor perante o Ministério da Educação (MEC). A vantagem é que na modalidade a distância o aluno tem acesso a mensalidades com valores mais acessíveis e a uma rotina de estudos mais flexível e adequada para quem já trabalha o dia inteiro.

1. Especialização Stricto Sensu e Lato Sensu: qual é a diferença?

Se você já buscou por cursos de especialização em qualquer área, certamente já deve ter se deparado com as nomenclaturas Stricto Sensu e Lato Sensu. Esses termos são um indicativo do perfil do curso, se ele é voltado para o mundo acadêmico ou para a atuação profissional.

Os cursos do tipo Stricto Sensu incluem Mestrado e Doutorado, duas formas de especialização voltadas para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica, como pesquisadores ou professores. Já os cursos Lato Sensu incluem as especializações e os MBA e grade curricular contempla disciplinas mais práticas ou com uma abordagem voltada para o mercado de trabalho.

2. Posso mudar completamente de área na pós-graduação?

Sim, você pode. De acordo com a legislação, basta ter concluído um curso superior para ter acesso a um curso de especialização, seja ele um MBA, um mestrado ou doutorado. No entanto é importante ficar atento para as regras impostas em cada instituição. Cursos com poucas vagas, por exemplo, podem ser mais rígidos e dar preferência a estudantes que já têm um determinado conhecimento na área em questão.

Porém, nada impede que você faça uma mudança total de planos. Por exemplo, alguém formado em Administração pode fazer uma pós-graduação em Nutrição ou Engenharia. Obviamente, caberá ao aluno buscar o conhecimento básico que presumidamente os demais colegas já têm, mas é muito comum a junção de duas áreas distintas para a criação de projetos específicos. Portanto, não limite as opções ao seu campo de atuação.

3. Qual é a duração de um curso de pós-graduação?

A carga horária mínima de um curso de pós-graduação é de 360 horas nas especializações do tipo Lato Sensu. A distribuição dessas horas pode ocorrer de diversas formas, seja com aulas nos finais de semana, em um dia da semana ou mesmo à distância, com provas e trabalhos ao final de cada módulo. Em geral, os cursos são concluídos entre um e dois anos.

Ao final, o aluno precisará apresentar uma monografia, um trabalho similar ao TCC da graduação. Já para os cursos de mestrado e doutorado os prazos são maiores: de 18 a 24 meses para o mestrado e de 25 a 42 meses para o doutorado. Nessas duas modalidades o cronograma de aulas também varia, podendo ser EAD ou em período integral. Ao final, o estudante terá ainda que desenvolver uma dissertação (mestrado) ou uma tese (doutorado).

4. Qual é o valor de um diploma de pós-graduação?

Para o Ministério da Educação, especializações, MBA, mestrados e doutorados são consideradas formas de “pós-graduação”. Tecnicamente não há diferença entre um diploma de MBA e especialização. No entanto, há diferenças nos diplomas de mestrado e doutorado, especialmente para fins acadêmicos.

Com uma pós-graduação no seu currículo você estará apto a dar aulas em cursos de graduação, por exemplo. Já no mercado de trabalho, o reconhecimento da sua maior qualificação vem em forma de salários mais altos e cargos gerenciais. Alguns órgãos públicos oferecem salários maiores para os servidores com mais titulação, portanto vale a pena investir na carreira.

5. Pós-graduação EAD vs. presencial: muda alguma coisa?

O valor do diploma de uma pós-graduação EAD é exatamente o mesmo de uma pós-graduação presencial. Aliás, a modalidade de ensino não consta no diploma, somente a carga horária, numa prova de que uma vez que o curso tenha sido autorizado pelo MEC, então você pode fazê-lo sem medo.

É o caso da Unipar, por exemplo, que conta com pelo menos 25 opções em cursos de pós-graduação a distância. Há oportunidades nas áreas de educação, gestão de negócios, meio ambiente, saúde e esportes. A instituição recebeu a nota máxima (5) na avaliação da modalidade EAD concedida pelo Ministério da Educação no último recredenciamento, em 2018.

Você já conhece os cursos de pós-graduação EAD disponíveis na Unipar? São 25 opções de cursos, incluindo MBAs voltados para áreas bastante requisitadas nas empresas. Saiba como aperfeiçoar o seu currículo e conquistar oportunidades ainda melhores no mercado de trabalho.