Tudo o que você precisa saber antes de escolher um curso de graduação a distância

A dinâmica do mercado de trabalho e a introdução de novas tecnologias no nosso cotidiano faz com que estejamos em constante mudança. Independentemente da área, compare como as coisas eram feitas há 20 anos e como elas são realizadas hoje: provavelmente há muitas diferenças.

No Ensino Superior não é diferente. A modalidade de ensino a distância cresceu consideravelmente ao longo das duas últimas décadas, acompanhando a evolução da internet e a popularização dos smartphones e computadores. Uma pesquisa realizada pelo Sagah aponta que em 2023 teremos mais alunos matriculados em EAD no Brasil do que em cursos presenciais.

Hoje, os cursos na modalidade EAD são tão respeitados no mercado de trabalho quanto os seus equivalentes presenciais. Porém, eles oferecem uma série de vantagens em termos de flexibilidade e menor custos para os estudantes, o que vem tornando o Ensino Superior mais acessível.

Diante de tantas alternativas, quais fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um curso de graduação a distância? Listamos aqui algumas dicas para facilitar a sua entrada na universidade.

Conheça o mercado de trabalho

Algumas áreas oferecem mais oportunidades do que outra, da mesma maneira que algumas profissões têm salário inicial mais alto do que outras. A sua escolha vocacional não deve levar em consideração apenas oportunidades e o fator financeiro, mas sem dúvida essas duas variáveis precisam ser levadas em consideração antes de você tomar uma decisão.

É importante que o curso superior escolhido esteja alinhado com as suas necessidades. Por exemplo, se você planeja começar a trabalhar imediatamente na área ou espera que um estágio sirva como um complemento importante para sua renda, então o melhor é recorrer a áreas que estão “em alta”, com mais oportunidades e que ofereçam um salário mais atrativo. Pesquise o cenário da sua cidade, pois as condições variam de região para região.

Entenda as possibilidades do campo de atuação

Antes de entrar em um curso superior, é normal que o estudante tenha uma visão limitada das possibilidades que uma área oferece. Por exemplo, pense em um profissional de Jornalismo. Muitos associam essa profissão à apresentação de telejornais na TV, quando essa é apenas uma das possibilidades que a área oferece.

Um jornalista pode trabalhar no rádio, na imprensa escrita (jornais e revistas), sites especializados, em órgãos públicos, em agências de propaganda e assessoria de imprensa e mais um amplo leque de opções. Ao compreender melhor as possibilidades de atuação, torna-se mais simples buscar vagas de estágios e iniciar no novo segmento o mais rápido possível, o que pode ser um diferencial em termos de conhecimento prático.

Observe a duração do curso

Quando se trata de graduação a distância, é preciso observar também a duração do curso superior. Algumas modalidades, como os tecnólogos, podem ser concluídos em apenas dois anos enquanto os bacharelados levam pelo menos quatro anos de estudo.

Cada área tem suas características e não há curso melhor ou pior em razão da duração, uma vez que o diploma tem o mesmo valor. Contudo, se você almeja concluir logo os estudos para entrar no mercado de trabalho graduado, alternativas de menor duração e mais focadas na prática podem ser escolhas mais interessantes.

Preste atenção à ementa do curso

Embora existam muitos cursos de graduação de Administração, Letras ou Nutrição, nenhuma graduação é igual a outra. As instituições de ensino têm uma matriz curricular base, mas elas são livres para se aprofundar mais em alguns tópicos do que em outros. E é justamente aí que entra em cena a sua pesquisa.

Antes de escolher a universidade na qual você fará o seu curso, visite a página da graduação em questão e confira a ementa – a lista de disciplinas e a carga horária de cada uma delas. A partir dessas informações você pode comparar os currículos de diferentes instituições e decidir qual delas têm o perfil mais adequado às suas expectativas ou àquilo que o mercado de trabalho espera.

…..

Você está preparado para conquistar uma vaga no mercado de trabalho utilizando a internet a seu favor? Aproveite também para aperfeiçoar seu currículo cursando uma graduação online. A Unipar oferece dezenas de opções de graduação a distância que podem turbinar o seu currículo e aumentar as suas chances de obter as melhores vagas rapidamente.