5 dicas para você não errar na hora de escolher um curso de graduação a distância

Com o final do Ensino Médio, os estudantes já começam a pensar na escolha do curso de graduação. Porém, nos últimos anos, novas opções surgiram no mercado: os cursos superiores EAD.

Essa modalidade é hoje uma ótima alternativa para quem deseja ingressar em um curso superior, mas não renuncia a flexibilidade de horários para estudar e de uma melhor relação custo-benefício, com mensalidades mais acessíveis.

Entretanto, não é qualquer graduação a distância que tem os diferenciais que você precisa. É preciso ser cauteloso ao escolher uma boa instituição de ensino: ela deve ter qualidade comprovada e com um currículo atrativo dentro da carreira escolhida. Neste artigo, listamos alguns itens aos quais você deve ficar de olho antes de tomar a sua decisão.

1. Verifique a credibilidade da instituição

Um dos principais indicativos de qualidade de uma instituição de ensino superior é a nota que ela recebe na avaliação do Ministério da Educação (MEC). No caso da Unipar, os cursos EAD receberam a nota máxima (5) durante o processo de recredenciamento em 2018, uma garantia de que você terá acesso ao que há de melhor e mais moderno em termos de ensino.

Além disso, observe o fato de que a Unipar é uma universidade, e não um centro universitário ou uma faculdade. As universidades têm mais autonomia para criar cursos de graduação e programas de ensino, além de ter pelo menos um terço dos professores com titulação de mestrado ou doutorado.

2. Observe a grade curricular dos cursos disponíveis

Em algumas áreas do conhecimento há diferenças mais sutis entre um curso e outro. Por exemplo, leve em consideração o campo da Administração: ele pode ter diversas ramificações, como Marketing, Logística ou Comércio Exterior. Por isso, nada melhor do que conferir a grade curricular de cada um dos cursos.

A partir das disciplinas ministradas e da descrição do perfil de atuação do profissional é possível ter mais subsídios para tomar uma decisão e escolher um curso que se adeque melhor ao seu perfil. Se possível, converse ainda com profissionais da área em questão para que eles opinem sobre a ementa disponibilizada pela instituição de ensino.

3. Converse com profissionais da área de atuação

Não há nada melhor do que conversar com profissionais que atuam na área para tentar compreender o que o mercado de trabalho reserva. Pode ser que a sua opção de curso não tenha muitas oportunidades na sua cidade, por exemplo. É comum também que tenhamos uma visão limitada de certas áreas, não conhecendo outras possibilidades de atuação.

Por conta disso, tente dialogar com esses profissionais e entender os pontos positivos e negativos de cada profissão. Um salário inicial mais alto ou mais baixo é apenas um dos indicativos que você deve considerar. Pense na sua afinidade com os temas e nas possibilidades de desenvolvimento profissional que você terá a partir da conclusão do curso.

4. Converse com alunos ou ex-alunos da instituição

Outra dica importante sobre a escolha de uma instituição para fazer um curso EAD é conversar com alunos e ex-alunos. Por já terem passado pelo caminho que você fará, eles já têm uma visão sobre os pontos positivos e negativos da universidade em questão e poderão lhe ensinar “o caminho das pedras” para que a sua jornada seja mais simples.

Pergunte a eles sobre a metodologia de ensino utilizada, os materiais disponibilizados e a capacidade dos professores. Embora o valor da mensalidade seja um item importante, não tome uma decisão apenas em função dele: considere prioritariamente a qualidade do ensino e o nome da instituição que estará para sempre em seu currículo como fatores primordiais.

5. Faça uma autoanálise sobre o seu perfil

Todos nós temos mais familiaridade com algumas disciplinas do que outras. Alguns gostam mais de Biologia, outros gostam mais de História, enquanto há aqueles que escrevem muito bem e os que se destacam nos cálculos. Observar quais são os temas com os quais você tem mais familiaridade é um ótimo indicativo para iniciar a busca por um curso superior.

Por exemplo, se você não gosta de matemática e não se sai bem nessa disciplina, há grandes chances de que não se sinta à vontade ao cursar uma engenharia, um curso superior em que os cálculos são predominantes. Nada impede que você escolha essa opção, mas busque conciliar os seus interesses pessoais com o que a grade curricular oferece.

…..

Conheça os cursos de graduação EAD que a Unipar oferece. São mais de 40 opções, em diversas áreas do conhecimento, disponível para alunos de todo o país. Invista no seu futuro profissional escolhendo uma instituição de ensino com a nota máxima na avaliação do MEC.