Como descobrir a profissão ideal de acordo com minha vocação?

Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada ou de autoconhecimento são alguns dos principais motivos que acarretam na dificuldade em escolher a profissão ideal. E essa dificuldade é mais comum do que você imagina.

A maioria dos ingressantes do Ensino Superior têm dificuldades para escolher a área de atuação que melhor combina com suas aptidões e interesses pessoais.

Separamos algumas dicas para auxiliar os indecisos a fazer a melhor escolha. Confira:

1) Defina quais são seus interesses

O autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral, e com a escolha da profissão certa não é diferente. Comece se perguntando “quais são os meus interesses?”. Vale lembrar que aqui pouco importa o que você gosta de fazer no seu tempo livre, e sim, o que realmente te interessa, aquilo que desperta sua curiosidade.

Seria a tecnologia envolvida na elaboração de aplicativos para smartphones? Ou a evolução da linguagem e dos meios de comunicação? Saber o que te interessa te ajuda a saber principalmente que caminhos NÃO seguir.

Se mesmo assim você não conseguir descobrir qual profissão combina com você, não se preocupe: existem profissionais que podem te auxiliar a fazer essa reflexão, para que você possa se conhecer melhor e acertar na escolha da sua profissão do futuro.

2) Informe-se sobre profissões e carreiras

Com os interesses definidos, uma ótima forma de conhecer as exigências e particularidades da profissão é trocando experiências com profissionais da área almejada. A escolha da profissão certa depende muito do estilo de vida que você quer levar, então o contato com esses profissionais é muito importante para auxiliá-lo a escolher sua carreira.

3) Faça nosso Teste Vocacional e descubra qual é a profissão que mais combina com você!

A Unipar EAD oferece gratuitamente um Teste Vocacional elaborado com o intuito de auxiliar a demonstrar qual a sua principal área de vocação de atuação profissional. Nós recomendamos que você passe pelas etapas anteriores antes de realizar o teste, mas se preferir pode pular e ir direto para nosso Teste Vocacional.

Lá você vai encontrar várias possibilidades de atuação e saber quais cursos podem combinar mais com as suas preferências e interesses.