Aprenda a realizar uma apresentação de dados memorável

Ter uma comunicação assertiva e eficiente durante uma apresentação é fundamental para o sucesso na hora de expor suas ideias, e quando se envolve dados, a informação deve ser transmitida com maior clareza e objetividade possível.

Pegar todas as informações obtidas e transformá-las em dados tabelados com gráficos e detalhamentos facilita a compreensão do problema e suas possíveis soluções. No entanto, quando feita sem um refinamento das informações, a apresentação tende a se tornar pesada, confusa e entediante, causando desinteresse e ruído na transmissão da informação.

Apesar da complexidade de se trabalhar de forma efetiva apresentando dados, é possível desenvolver técnicas que passarão credibilidade e objetividade a sua apresentação. Confira a seguir algumas dicas que separamos para você fazer uma divulgação de dados de forma memorável.

Comece pelo roteiro

A primeira coisa para deixar uma apresentação organizada é planejar um roteiro. É nele que você conseguirá observar quais temas devem ter um maior destaque e como um assunto deve se conectar ao tema subsequente.

Montado o roteiro no papel, passe a praticá-lo. Seguir o roteiro à risca é fundamental para que não se perca no meio da apresentação. Estar com o conteúdo decorado fará com que você tenha todas as informações ao seu alcance, e mesmo que surjam perguntas durante a apresentação, conseguirá retomar seu raciocínio sem deixar algum dado importante para trás.

Vistorie o local antes da apresentação

Chegue antecipadamente no local da apresentação, teste os equipamentos, os slides, sistemas de som caso necessário, entre outras aplicações que irá utilizar. Se informe com o responsável pela sala para você tenha acesso a ela e possa deixar tudo organizado antes da reunião, evitando perder tempo com ajustes de última hora devido a incompatibilidade de arquivos no sistema ou outros problemas técnicos.

Explique a metodologia utilizada

Explicar e justificar a metodologia que foi escolhida para a realização da captação dos dados é essencial para que as pessoas entendam como você chegou na conclusão do raciocínio. Faça uma breve apresentação destacando o método utilizado e como a fórmula da pesquisa funciona, assim fará com que todos consigam acompanhar e compreender os dados apresentados.

Dê ênfase aos pontos mais importantes

A apresentação de dados precisa ser direta e objetiva. Com a grande quantidade de dados disponíveis, a apresentação ideal está interligada com a maior capacidade do profissional extrair os dados mais relevantes de todo o montante, destacando-os.

Não existe uma receita pronta de como separar tais informações, no entanto evite acrescentar slides que não contribuem para a comprovação da conclusão do resultado que chegou. Além disso, revise conteúdos como gráficos para verificar se estão passando a informação de forma precisa sem proporcionar dúvidas. Trabalhe com a distinção de cores, utilizando-as a seu favor para destacar figuras e legendas mais importantes.

Além disso, evite encher a tela de apresentação com muitos números, pois tornará a informação confusa. Destaque apenas o que for importante e relevante para o assunto explicado no momento.

Utilize os elementos gráficos adequados

Neste ponto o senso de estética é fundamental. Evite escolher gráficos com cores desconexas e figuras que não combinam com o design da apresentação. Uma alternativa é utilizar uma ferramenta de círculo cromático, assim poderá observar quais cores combinam entre si.

Outro ponto importante é evitar pelo excesso. Utilize elementos gráficos somente quando for necessário, apresentando-os de forma hierárquica e concisa de modo que esteja a favor do conteúdo que queira transmitir.

Tenha o cuidado de escolher o gráfico ideal para representar tal informação de modo que ele fale por si só, evitando que você necessite ficar lendo as informações presentes no slide. Faça um teste com alguém leigo no assunto, se ao mostrar o gráfico a pessoa compreender a mensagem a ser transmitida, o direcionamento da apresentação está correto.

Facilite a compreensão com exemplos

É comum que alguns dados atinjam um alto nível de complexidade. Por isso trazer exemplos do cotidiano podem ajudar o público a compreender melhor o que você quer dizer com todos aqueles números.

Ao proporcionar exemplos próximos da realidade do ouvinte, você fará com que ele seja capaz de imaginar a situação em sua mente, fazendo com que ele se conecte melhor com as ideias expostas e se prenda melhor ao assunto.

Apresente sua conclusão com convicção

Agora que a apresentação já apontou todos os pontos necessários a serem debatidos e apresentou conclusões consistentes, é hora de defender sua argumentação com soluções para o problema.

Destaque as ideias de melhorias para o problema demonstrando possíveis resultados numéricos que a aplicação de tais soluções proporcionarão a empresa. Isso fará com que seu trabalho seja visto como relevante para o futuro dos negócios da instituição.

Finalize ouvindo e respondendo as possíveis perguntas, propondo ideias para novas pesquisas a fim de atingir todas as hastes do problema, levantando hipóteses para outros tipos de análise.

….

Agora que você aprendeu como desenvolver uma apresentação de dados memorável, seja um destaque dentro da sua empresa por meio das graduações de Gestão e Negócios da UNIPAR. Conheça todas as possibilidades de se desenvolver dentro do ambiente empresarial.