5 dicas para falar bem em público

Não importa a sua área de atuação, se você se destacar na sua carreira em algum momento será chamado a falar em público. Seja apenas para agradecer, para representar uma equipe ou para contar seus feitos, o fato é que saber como falar bem em público deveria ser uma das suas prioridades.

Mas afinal, por que sentimos tanto medo de expressar o que quer que seja diante de uma plateia? E como podemos fazer para perder esse medo, desenvolver a fala de maneira calma e concisa, e se expressar com clareza em público? É mais simples do que você imagina e essas dicas podem ser valiosas no seu aprendizado.

1. Prepare-se para falar

Todos os grandes palestrantes têm algo em comum: eles não falam de improviso, mas sim se preparam com antecedência, criando uma estrutura com começo, meio e fim sobre o que vão falar. Mesmo aqueles que têm o dom da palavra, dificilmente fazem isso sem se preparar.

Por isso, se você precisa apresentar alguma coisa, comece estudando e montando uma apresentação que faça sentido, de acordo com o público-alvo que ouvirá o seu discurso. Sem nenhum demérito, mas uma plateia de estudantes provavelmente será menos exigente do que um colegiado de professores.

2. Prepare-se para o improviso

Pode parecer contraditório uma dica falar para você se preparar e outra para improvisar, mas é assim que é realidade. Nem sempre as coisas acontecem como planejamos e pelas mais diversas razões uma palestra pode sair do controle. Seu Power Point pode não funcionar ou uma pergunta desconcertante pode aparecer e aí você precisará ter jogo de cintura.

Não é possível prever absolutamente tudo, mas é viável planejar algumas saídas que possam ajudá-lo a manter a calma e voltar para os rumos da apresentação.  Se não souber uma resposta, seja honesto e admita que não sabe exatamente, mas comprometa-se a pesquisar e dar uma resposta assim que possível. Tenha sempre alternativas à sua apresentação.

3. Use exemplos e faça analogias

Quando precisamos explicar algo complexo ou que foge à compreensão do nosso público, utilizar exemplos ou fazer analogias facilita o entendimento e traz o público para mais perto. Lembre-se de que as pessoas se interessam por histórias e boas narrativas, pois isso gera empatia.

Se possível, utilize elementos da realidade do público-alvo. Explicar conceitos de economia para o público em geral é um bom exemplo disso. Reserve um tempo para estudar o seu próprio conteúdo e pergunte a si mesmo: como eu posso explicar isso de uma forma simples para uma pessoa que não tenha a menor ideia sobre esse assunto? A criatividade gera soluções inesquecíveis.

4. Tome cuidado com a linguagem corporal

Quando estamos nos comunicando, não são apenas as palavras que dizemos que são percebidas pelo público. A maneira como estamos vestidos, a forma como olhamos para a plateia e mesmo os gestos e exemplos que damos, tudo contribui para que o espectador faça uma imagem mental sobre quem somos e o que estamos dizendo.

Alguns não vão simpatizar com você, enquanto outros vão encontrar diversos pontos em comum. É perfeitamente normal não agradar a todos. Por isso, não tente transparecer quem você não é. Evite gestos bruscos, movimente-se pelo palco e mostre interesse genuíno por estar ali compartilhando informações.

5. E para onde eu devo olhar?

Uma das primeiras dúvidas das pessoas que buscam dicas de oratória é: para onde eu devo olhar? Não olhe demais apenas para um espectador ou para um ponto específico da plateia. Olha para o grupo como um todo e, de preferência, tente olhar nos olhos. Evite olhar para o chão, para o teto ou para fora enquanto fala ou ouve, pois isso denota desinteresse.

Sempre que possível, evite ler um discurso. Procure compreendê-lo e interpretá-lo da melhor maneira possível (e não se faz isso sem ensaio prévio). Se a leitura for inevitável, olhe para a plateia entre um parágrafo e outro e certifique-se de parte dela está atenta. Respire fundo e leia com calma cada palavra, sem atropelar os pensamentos.

É natural que o medo e a ansiedade apareçam em suas primeiras falas em público, mas tenha em mente que as pessoas que estão à sua volta geralmente estão também ansiosas para ouvi-lo falar – e muitas gostariam de estar no seu lugar. Sinta-se confortável nessa posição e encare o público como alguém que quer desfrutar de bons momentos com você.

Ter segurança sobre os conhecimentos que serão transmitidos também é fundamental, pois é justamente a bagagem profissional que proporciona repertório e alternativas nas suas exposições. Um curso de graduação EAD pode ser o complemento perfeito para você se aperfeiçoar na carreira e alçar voos mais altos.

Na Unipar, são mais de 40 opções de graduação a distância, em diversas áreas do conhecimento. Venha estudar com uma instituição avaliada com nota máxima pelo MEC nessa modalidade de ensino.