Você é de Exatas ou de Humanas? Descubra qual área escolher!

Quais eram as suas matérias preferidas na escola: você tirava notas mais altas em Matemática ou Língua Portuguesa? Você sente calafrios quando precisa fazer cálculos ou quando vai escrever um texto? Todos nós temos uma área com a qual nos identificamos mais, e isso é perfeitamente normal.

Infelizmente, muitas pessoas não descobrem essa informação a tempo e acabam insistindo em caminhos diferentes dos gostos pessoais. Pode ser frustrante para alguém que almeja ser engenheiro perceber que não se sente bem diante de tantos cálculos, por exemplo.

Se a vocação profissional ainda não sorriu para você, não desanime. Existem vários sinais que podem ser percebidos como indícios sobre qual caminho seguir na hora de entrar na universidade. Será que você tem mais o perfil de Ciências Exatas ou de Ciências Humanas? Vamos ajudá-lo a descobrir.

Ciências Humanas x Ciências Exatas: qual é o seu caminho?

Antes de tudo é importante ressaltar que não se trata de escolher um caminho melhor ou pior, mas sim o mais adequado para o seu perfil. Ainda que o conhecimento possa ser considerado o conjunto de tudo aquilo que aprendemos nas mais diversas áreas, alguns cursos de graduação priorizam mais elementos de um ramo do que de outro.

Ciências Humanas

Como o próprio nome indica, as Ciências Humanas representam a área do conhecimento que prioriza a análise dos seres humanos e suas relações. Aspectos culturais, sociais, linguísticos e legislativos são apenas alguns dos campos estudados. Em muitos casos, é normal e válido ter mais de uma resposta para a mesma pergunta.

Em geral, os estudantes que recorrem a essa área gostam de se manter atualizados sobre as coisas do cotidiano. Além disso, eles têm facilidade e interesse pela leitura ou pela escrita, além de um senso crítico bastante aguçado para questionar a realidade a partir do contexto no qual estão inseridos.

Ciências Exatas

Já os cursos de Ciências Exatas priorizam o raciocínio lógico e estratégico, buscando a solução de problemas por meio da formulação de questões objetivas. Para isso, os profissionais da área se valem de métodos rigorosos para testar hipóteses através de experimentos que possam ser reproduzidos ou quantificados.

Como consequência, os estudantes com mais familiaridade nesta área são aqueles que têm afinidade com cálculos ou que buscam a lógica nas relações. Desafios, enigmas e quebra-cabeças são encarados como passatempos e com muita capacidade analítica eles apresentam respostas únicas e mensuráveis para a solução dos problemas.

Na prática: quais são os cursos de cada uma das áreas?

Pelas descrições acima, a essa altura já deve ter ficado um pouco mais claro para você que existem diferenças fundamentais entre as Ciências Humanas e Ciências Exatas, não é mesmo? Trazendo esses conceitos para a realidade dos cursos de graduação, podemos ver uma clara distinção entre os campos de estudo.

Nas Ciências Humanas você encontrará cursos como os de Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História, Letras, Linguística, Pedagogia, Direito, Geografia, entre outros. As aulas muitas vezes priorizam debates e análises críticas como maneira de se chegar a uma formulação de opinião.

Já nas Ciências Exatas você encontrará cursos como os de Matemática, Ciências da Computação, Estatística, Física, Química, Engenharia, Análise de Sistemas e Cálculo. Fórmulas e equações serão parte da sua rotina e as discussões são conduzidas a partir de problemas conceituais e práticos. A aplicabilidade das soluções científicas é um dos objetivos da área.

Teste vocacional: uma força para você encontrar seu caminho

A Unipar EAD oferece gratuitamente um Teste Vocacional elaborado com o intuito de auxiliar a demonstrar qual a sua principal área de vocação para a sua futura atuação profissional. Lá você vai encontrar várias possibilidades de atuação e saber quais cursos podem combinar mais com as suas preferências e interesses.

A ideia de um teste vocacional é fazer com que você reflita sobre determinadas questões que possam servir de guia na escolha de uma profissão. Esses questionamentos ajudam a traçar seu perfil profissional e a identificar possíveis áreas nas quais você poderá ter mais facilidade.

…..

Você conhece as opções de cursos de graduação disponíveis na Unipar EAD? No total, a instituição oferece mais de 40 cursos superiores, além de 25 cursos de Pós-Graduação que podem ser cursados online. O diploma é certificado pelo MEC e tem o mesmo valor de um curso presencial. Consulte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a iniciar essa nova jornada na sua vida.