Logística ou Segurança do Trabalho: qual curso fazer?

Entre as muitas áreas do mercado de trabalho que têm boas perspectivas de crescimento para 2021, duas delas merecem atenção especial: Logística e Segurança do Trabalho. A demanda por profissionais nesses setores deve permanecer em patamares elevados no próximo ano.

Se você está em processo de escolha de um curso de graduação e tem alguma afinidade com essas duas áreas, saiba que há boas possibilidades em curto prazo nesses segmentos. Vamos conhecer um pouco mais dessas duas áreas e compreender qual é o papel dos profissionais que atuam nesses setores?

Logística: demanda no setor é alta

Durante a pandemia de coronavírus, as vendas online cresceram mais de 47% no Brasil, segundo dados da Ebit/Nielsen. As mudanças de comportamento dos consumidores devem provocar impactos significativos mesmo após o fim da pandemia: as compras online são uma realidade que veio para ficar.

Em razão disso, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade. As vendas que antes eram apenas locais, diretamente na loja física, passaram a ser feitas via internet, a distância. Esse cenário contribuiu para aumentar a demanda por profissionais logísticos. Afinal, há mais produtos circulando e é preciso pensar em maneiras inteligentes de reduzir prazos e custos.

Para o estudante de Logística, a boa notícia é que há vagas tanto na indústria quanto nos varejistas e no setor de transportes. Garantir que os fluxos de entrega sejam otimizados, reduzindo custos operacionais e proporcionando mais comodidade para os consumidores é uma das missões desses profissionais.

Segurança do Trabalho: a preocupação com o colaborador

O Brasil é considerado um dos países com uma das legislações mais abrangentes no que diz respeito à Segurança do Trabalho. Esses conceitos foram implantados por aqui desde a década de 40 e desde então passaram por aperfeiçoamentos e modificações para que pudessem se adaptar à nova realidade de trabalho.

O objetivo principal dos profissionais de Segurança do Trabalho é criar políticas e procedimentos de atuação que protejam os colaboradores e visitantes de um local, reduzindo o número de acidentes e proporcionando melhor qualidade de vida para todos os envolvidos. Ações educativas e prevenção às doenças ocupacionais também estão na pauta desses profissionais.

Entre as características desse profissional estão um conhecimento aprofundado sobre legislação, além de ações de práticas na prevenção de riscos e um bom senso de observação. Há muitas oportunidades de trabalho em diversas áreas, seja na iniciativa privada ou em órgãos públicos.

Graduação EAD: sua melhor opção para 2021

Independentemente da escolha que você fará, saiba que o diploma de graduação é um pré-requisito fundamental nessas duas áreas de atuação. Profissionais com qualificação acadêmica não só têm acesso a mais oportunidades como também têm uma média salarial mais alta, especialmente quando falamos daqueles que atuam na indústria.

Recorrer a um curso de graduação na modalidade EAD pode ser o caminho mais rápido para chegar ao mercado de trabalho. A principal vantagem dessa metodologia está na flexibilidade: você não precisa se deslocar diariamente até a universidade e pode assistir às aulas em casa, a partir de um smartphone ou tablet.

O material didático também é disponibilizado online e você pode tirar todas as suas dúvidas com professores e tutores. Na prática, o conteúdo disponibilizado é exatamente o mesmo que você veria em um curso presencial, o que significa que a modalidade EAD é tão completa quanto as formas mais tradicionais de ensino.

Por fim, hoje o reconhecimento do mercado de trabalho com relação ao EAD é pleno: inclusive, muitas empresas têm incentivado seus colaboradores a fazerem cursos nessa modalidade especialmente pelo fato de eles comprometerem menos a rotina do dia a dia.

…..

Mais do que um curso online, é importante procurar uma instituição de Ensino Superior que ofereça a infraestrutura completa para o seu aprendizado. A Unipar EAD recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, o que a coloca entre as melhores do país nesse quesito.

São mais de 40 opções em cursos de graduação a distância, incluindo a opção de Tecnólogo em Logística. Aumente as possibilidades de sucesso na sua carreira: consulte as nossas alternativas em graduação e pós-graduação e venha fazer parte de uma das universidades mais respeitadas do país.