Conheça a atuação dos profissionais dos cursos mais procurados de Tecnologia da Informação

O ano de 2021 começa com novidades no EAD da Unipar. Além dos 40 cursos de graduação que a instituição oferece, outras três opções serão adicionadas: Tecnologia em Ciência de Dados, Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica, Tecnologia em Desenvolvimento Mobile.

Os novos cursos visam atender uma demanda crescente do mercado por profissionais de tecnologia especializados em segmentos cada vez mais específicos. A busca por trabalhadores com conhecimento nessas três áreas se intensificou nos últimos anos, de maneira que vale a pena ficar de olho no perfil dessas carreiras.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas áreas?

Tecnologia em Ciência de Dados

A tomada de decisão baseada em dados deixou de ser uma alternativa de luxo para virar regra nas empresas. Aqueles que se baseiam em informações precisas têm mais subsídios para tomar decisões mais assertivas e reduzir as chances de erro. Entretanto, é preciso saber quais dados coletar e como tratá-los para obter os melhores resultados.

É nesse cenário que entram em cena os profissionais de Ciência de Dados. A missão deles é analisar e interpretar informações disponíveis em bases de dados, criando fluxos lógicos, cruzando possibilidades e transformando grandes quantidades de material bruto em subsídios refinados que sirvam de suporte para os gestores.

Considerada uma das “profissões do futuro”, a carreira é recente no Brasil e atende a uma alta demanda por profissionais do setor. Atuação em áreas como Big Data, Business Intelligence, Segurança da Informação, Redes Neurais e Machine Learning estão entre as diversas possibilidades que o curso oferece.

Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica

Formar profissionais capazes de desenvolver sistemas computacionais para coleta e análise de grandes volumes de dados, aplicando conceitos de inteligência artificial como meio de potencializar os resultados. Assim pode ser definido o curso de Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica, outra novidade da Unipar para 2021.

Assim como a opção anterior, essa graduação surgiu da demanda crescente do mercado de trabalho por profissionais com esse perfil. Modelagens de sistemas de informação, Internet das Coisas, processamento e compreensão de linguagem natural e análise de dados em tempo real são apenas algumas das possíveis áreas de atuação do futuro profissional.

A escassez de profissionais qualificados no setor faz com que não só a demanda seja alta como também os salários sejam mais altos. A iniciativa privada, especialmente nas áreas de tecnologia, finanças e na indústria pode oferecer salários iniciais entre R$ 3 mil e R$ 5 mil para aqueles com condição de início imediato.

Tecnologia em Desenvolvimento Mobile

Dados da pesquisa TIC Domicílios, de 2019, apontam que 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular. Esse grupo representa a maioria dos 126,9 milhões de usuários do país e revelam uma realidade: a porta de entrada do mundo online são os smartphones e criar conteúdo para eles é a chave para alcançar números cada vez maiores de usuários.

A criação de aplicativos para celulares é hoje um dos mercados mais promissores do mundo e soluções simples podem ser capazes de transformar completamente uma geração. Basta ver serviços como Uber, iFood ou Instagram, apenas para citar alguns: eles são avaliados em bilhões de dólares e estão presentes no dia a dia de milhões de pessoas.

O desenvolvedor mobile trabalha não apenas na concepção desses serviços, mas também na idealização da arquitetura e na escolha das ferramentas e recursos que o aplicativo deve ter. Para isso, será necessário conhecer algumas linguagens de programação e mergulhar em estudos de lógica, armazenamento de dados, ambientes de desenvolvimento e interface de usuário.

…..

Com mais de 40 opções de cursos de graduação a distância, a Unipar EAD hoje é uma das principais referências entre as universidades brasileiras quando o assunto é Ensino Superior. Os três novos cursos de tecnologia vêm preencher uma lacuna na área e suprir uma demanda crescente do mercado.

Quer saber mais sobre os novos cursos superiores da Unipar EAD? Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo telefone 0800 600 4448 para mais informações