Já ouviu falar no método SMART? Aprenda a definir metas de maneira inteligente

Quais são as metas que você está traçando para 2021? O que difere sonhos de metas é a forma como encaremos os objetivos. Nem sempre temos clareza na hora de definir quais meios e estratégias serão empregadas para se consegui um objetivo.

A metodologia SMART pode ser uma solução para simplificar os seus planos. Trata-se de um conceito que surgiu nos anos 90 no mundo empresarial, mas que pode ser perfeitamente aplicado a qualquer aspecto da nossa vida pessoal. Vamos conhecer essa técnica e descobrir como ela pode nos ajudar a ser mais assertivo d

O que são metas SMART?

Metas SMART é o nome que se dá a uma metodologia que visa estabelecer critérios para atribuição de metas, tornando-as mensuráveis e objetivas. Essa fórmula é atribuída ao executivo norte-americano George Doran, que publicou os detalhes sobre a proposta no artigo There’s a S.M.A.R.T. Way To Write Management’s Goals and Objectives, em 1991.

A palavra “smart” [esperto, em inglês] é utilizada aqui como um acrônimo em que cada letra representa uma característica que dever ser atribuída a um objetivo. Assim, temos os seguintes itens: Specific [específico], Measurable [mensurável], Attainable [atingível], Relevant [relevante] e Time Based [temporal].

Embora esse princípio tenha sido criado tendo em vista a utilização nas empresas, é perfeitamente possível adaptá-lo à vida pessoal e aos estudos. Vamos conhecer mais detalhes sobre cada uma dessas características.

Specific [específico]

O primeiro princípio das metas SMART é que toda meta deve ser específica. Quando visamos atingir resultados muito amplos temos dificuldade em nos concentrar no objetivo principal e acabamos não tendo como avaliar o progresso. Por exemplo, em vez de atribuir para si a meta de “estudar mais”, defina algo como “estudar 1 hora a mais nos próximos dois meses”. Metas vagas e sem definições claras costumam se perder no meio do caminho.

Measurable [mensurável]

O segundo aspecto é a questão da métrica. Quando não encontramos um parâmetro para mensurar a nossa evolução, torna-se muito mais complicado compreender se estamos evoluindo ou não. Sem uma forma de acompanhar o progresso, não percepção real de evolução e, consequentemente, a desmotivação tende a aparecer. Torne as suas metas mensuráveis, seja através de uma nota obtida em testes ou de alguma classificação que o permita comparar seu resultado com o de outras pessoas.

Attainable [atingível]

O terceiro pilar das metas SMART é se atentar à realidade do contexto no qual você está inserido. Isso significa que as metas atribuídas para si mesmo devem ser realistas e passíveis de execução. Um curso de graduação dura pelo menos dois anos e você não conseguirá o diploma antes disso. Portanto, atribuir como meta se formar “antes” é algo inexequível. Limitações financeiras ou de tempo também são fatores que precisam ser considerados.

Relevant [relevante]

Aqui, reflita da seguinte forma: o quão relevante é a meta que você está propondo para si mesmo? Muitas vezes tentamos atribuir alguma forma de mensurar o progresso, mas na prática esse não é fator mais relevante da equação. Um exemplo: estudar 4 horas ou 5 horas por dia numericamente não é relevante. O que importa é perceber se a sua capacidade de aprendizado comporta essa carga horária extra, traduzindo essa hora em mais conhecimento. Tome cuidado para não “correr atrás” de algo sem sentido.

Time based [temporal]

Por fim, tenha em mente que toda meta precisa de um prazo. Quando não atribuímos uma data limite para aquilo a que estamos nos propondo, temos a tendência de postergar indefinidamente o objetivo final. Portanto, organização é uma premissa fundamental para que possamos alcançar aquilo que foi proposto dentro de um prazo de execução possível.

Colocando em prática a metodologia SMART

Agora que você já conhece as premissas da metodologia SMART, é hora de adaptar as suas metas para 2021 de acordo com esse formato. “Evoluir profissionalmente” é um desejo válido, mas não pode ser considerado uma meta, pois faltam muitas informações para que você possa colocar esse objetivo em prática.

Nesse caso, prefira algo como: “Cursar uma graduação na minha área de atuação nos próximos dois anos, para conquistar uma vaga de emprego com maior remuneração”. Note que o objetivo final é o mesmo, mas utilizando a metodologia SMART você define os meios que empregará para atingir o resultado.

…..

Que tal incluir entre as suas metas para 2021 a realização de um curso de graduação? A Unipar oferece mais de 40 opções de cursos de graduação EAD em diversas áreas. Recebemos a nota máxima na avaliação do MEC, o que nos coloca entre as melhores instituições de Ensino Superior do Brasil. Venha viver a experiência de estudar na Unipar.