Aprenda a fazer um planejamento para conquistar seus objetivos profissionais

Compartilhe

Como você se imagina profissionalmente daqui a cinco ou dez anos? Ainda que suas decisões não sejam definitivas, fica muito mais fácil alcançar um objetivo quando você sabe para onde está caminhando.

Funciona assim em todas as áreas da nossa vida. A compra de uma casa, de um carro ou a conclusão de um curso de graduação são planos e expectativas que criamos a partir de um determinado momento. 

A mesma regra se aplica ao mercado de trabalho. Seu futuro, independentemente da sua área de atuação, não precisa ser incerto, desde que você crie estratégias e se prepare para alcançar alguns objetivos. Como tirar os sonhos do papel e transformá-los em um planejamento de carreira? Essas dicas podem ajudá-lo a chegar lá.

Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo

Se você almeja ser CEO de uma multinacional, infelizmente isso não vai acontecer da noite para o dia. Será preciso passar por muitas etapas antes de chegar nesse objetivo, mas com planejamento você pode chegar lá. Como exemplo, considere essa uma meta de longo prazo. Antes de alcançá-la você precisará cumprir objetivos de curto e médio prazo.

Elaborar uma lista com essas etapas deve ser a primeira parte de sua estratégia. Se seu sonho é trabalhar no exterior, aprender a língua do país de destino é o primeiro passo. E assim por diante. Não tenho medo de ter sonhos grandes e ousados, mas aprenda a vê-los passo a passo, criando metas plausíveis de serem alcançadas.

Tenha um plano de ação com prazos

A diferença entre o sonho e a realidade é que no primeiro caso não houve ação. Em outras palavras, isso significa que uma vez que seus objetivos tenham sido colocados no papel, é hora de buscar meios para transformá-los em realidade – e é aqui que muitas pessoas se sentem desmotivadas e ficam pelo meio do caminho.

Se a ideia é aprender um novo idioma, comece se informando sobre os valores do curso, o prazo que levará para concluí-lo e os meios que você utilizará para pagar as mensalidades. Importante: coloque um prazo para si mesmo. Quando não atribuímos uma data limite para resolver as coisas, temos tendência a postergar as ações indefinidamente.

Invista em conhecimento

Foco e força de vontade são importantes, mas sem conhecimento técnico fica mais difícil chegar longe. Independentemente da sua área de atuação, tenha em mente que estudar e se aperfeiçoar são ações contínuas, que devem acompanhá-lo por toda a carreira. Mesmo um profissional com 20 anos de experiência precisa se manter atualizado.

À medida que adquirimos mais informação, seja por meio de graduação, pós-graduação ou cursos de extensão, torna-se mais fácil obter cargos com melhor remuneração, o que encurta o caminho para a realização do seu sonho. Profissionais qualificados não surgem da noite para o dia, eles são lapidados ao longo dos anos com muito esforço e dedicação.

Foco e garra

Sim, no começo as coisas vão parecer mais difíceis do que elas realmente são. Não temos o hábito de nos imaginar tantos adiante e, além disso, nosso cérebro parece fazer questão de nos lembrar sempre dos perigos que vamos enfrentar. Esse é um mecanismo de defesa natural e temos que aprender como confrontá-lo.

Além de muita paciência e persistência, uma boa dica é compartilhar os seus objetivos com pessoas do seu convívio. Amigos e familiares podem funcionar como motivadores para que você siga em frente, mesmo nos momentos mais difíceis em que tudo pode parecer muito distante. Pense em dar um passo de cada vez.

Mostre seu trabalho ao mundo

Pense em produto maravilhoso, com todas as qualidades possíveis, mas que ninguém compra porque não é anunciado em lugar nenhum. Certamente você já se deparou com algum item assim ao longo da sua vida e se surpreendeu por mais pessoas ainda não terem descoberto essa preciosidade, não é mesmo?

Assim é um profissional que estuda e se dedica, mas não comunica ao mundo o talento que tem. Estratégias de marketing pessoal devem fazer parte da sua evolução. Você precisa marcar presença nas redes sociais e no networking do seu campo de atuação para que as pessoas saibam o quanto você está evoluindo. 

…..

Que tal começar o ano de 2021 colocando em prática alguns dos seus sonhos? Um curso de graduação EAD pode ser a porta de entrada para o seu novo projeto profissional. Conheça as mais de 40 opções em cursos de Ensino Superior que a Unipar oferece. Somos referência entre as universidades brasileiras na modalidade EAD, com nota máxima na avaliação do MEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *