Entenda a carreira de gestão pública

Compartilhe

Quando se fala em gestão pública abre-se um leque muito grande de raciocínio sobre sua exata função, mas para parar de confusão, podemos logo de cara definir que a profissão de gestão pública está relacionada à administração do estado com foco nos interesses da população. Visando colocar em prática uma real democracia onde a população possa ter voz ativa nas decisões tomadas pelo governo, o gestor público tem a dura missão de tornar esta ação palpável, criando táticas para que os interesses da população sejam ouvidos e pressionando os representantes do estado para que esses interesses sejam atendidos.

Com o Brasil passando por uma grande onda de protestos e manifestações chegando ao caos em grandes centros, o trabalho da gestão pública foi duramente criticado e até culpado por parte das revoltas. Identifica-se em situações como essa que o trabalho da gestão pública no país precisa de novos ares, trazendo novos métodos de implantação de serviços públicos que possam sanar as necessidades da comunidade.

O que faz exatamente?

Além da criação de métodos para melhorar a qualidade de vida pública, cabe ao profissional da gestão pública realizar o controle político, conferindo e exigindo os projetos já aprovados para que saiam do papel o mais rápido possível. Saber desenvolver e exercer planos, metas, orçamentos, programas e ações fazem parte do perfil deste profissional. É a partir destes itens citados que o gestor conseguirá exercer suas funções com maestria, gerando mudanças efetivas em prol da população. A questão chave desta profissão está nas sugestões para melhorias públicas e como serão ativadas.

De olho no mercado

O Brasil passa por uma inevitável internacionalização política. Há anos o país vem sendo apontado como uma promissora economia e com cada vez mais importância política internacional. Agora as alianças e relações internacionais estão em foco, sendo totalmente vitais para o progresso e desenvolvimentos futuros. Se você já está interessado em adentrar à carreira de gestor público, um segundo idioma pode fazer toda a diferença em sua carreira justamente por essas negociações internacionais.

Faça agora sua inscrição para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, oferecida pela EAD Unipar: http://ead.unipar.br/inscricao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *