4 dicas de memorização

Compartilhe

Se você tem dificuldades em memorizar conteúdos e assuntos referentes às matérias estudadas, preste muito atenção nas 4 dicas preciosas de memorização que temos abaixo!

Sintetize informações: sintetizar assuntos é uma ótima maneira de memorizá-los. Comece do macro para o micro! Leia o assunto em geral para contextualizar o conteúdo específico que você quer memorizar. Após contextualizar, você deve analisá-lo fazendo anotações e buscar o aprofundamento para aí sim conseguir sintetizar o conteúdo de forma clara e objetiva. Lembre-se sempre: do geral para o específico.

Visualize: a visão é uma grande aliada da memorização. Procure visualizar o que está estudando buscando relações e associações do conteúdo com imagens. A visão esta relacionada com a memória sinestésica, que se apropria de outros elementos do corpo para ativar lembranças específicas.

Ensinar é aprender: se você sentiu que domina determinado assunto, uma bela forma de memoriza-lo ainda mais é ensinando aos colegas. Ensinar aos amigos é tudo de bom, pois você estará ajudando-os ensinando um assunto específico ao mesmo tempo em que você exercitará sua capacidade de memorização rápida. Além disso, você pode até descobrir uma vocação para lecionar!

Utilize siglas: para sintetizar conceitos ou nomes específicos. Exemplo: na graduação em marketing os alunos estudam o método A.I.D.A. de vendas. A sigla significa atenção; interesse; desejo e ação. Sua fonética permite a memorização mais rápida e em ordem de fatores – o que é uma ótima alternativa para ativar as lembranças deste conteúdo. Você pode aplicar esta técnica com qualquer conteúdo, mas cuidado para que a sigla que você criou não te confunda ainda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *