Veja como dar a volta por cima após uma demissão

Compartilhe

Lidar com uma demissão nunca é fácil. A primeira consequência é a pressão financeira com a perda da renda fixa, e, com ela, possíveis abalos emocionais. Dependendo da situação em que aconteceu o desligamento, também podem surgir sentimentos como frustração, raiva e até problemas de autoestima.

Outra preocupação dos profissionais é a má impressão que a demissão pode resultar sobre o currículo, especialmente se ela não ocorreu em bons termos. Ainda assim, para que novas oportunidades sejam aproveitadas, é importante superar esse medo. Confira abaixo uma lista com atitudes que você pode tomar para impulsionar sua carreira após uma demissão:

1) Incremente seu currículo – Mesmo que você tenha temporariamente deixado de trabalhar, não significa que não poderá agregar valor ao seu currículo. Uma boa forma de aproveitar esse tempo enquanto procura uma oportunidade é trabalhar como freelancer, para garantir uma fonte de renda e continuar atuando no mercado. Outra boa ideia é aumentar suas qualificações profissionais, em cursos online gratuitos que podem oferecer novos conhecimentos e habilidade sem nenhum custo adicional.

2) Consiga boas referências – Caso você tenha deixado seu trabalho anterior sem conflitos, entrar em contato com seu ex-chefe e pedir uma carta de recomendação pode ser uma boa opção para contar pontos positivos em entrevistas de emprego. Entretanto, se a saída foi mais complicada, o ideal é pedir por referências em um trabalho anterior.

3) Explique o contexto do desligamento – Em entrevistas para o novo emprego, você não deve apenas dizer que foi demitido, mas também explicar o contexto em que a demissão aconteceu. Como em um cenário de corte de gastos da companhia, ou redução de pessoal em seu setor, por exemplo. Dessa forma, você pode tornar a situação mais leve e ainda criará a oportunidade de explicar melhor o ocorrido. Mesmo no caso de uma circunstância negativa, como um erro grave, é melhor ser sincero.

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *