Saiba como os podcasts podem ajudar nos estudos

Existente já a algum tempo, os podcasts se popularizaram recentemente, promovendo, através do fone de ouvido, notícias, informações históricas, cultura, bate-papo com personalidades, estudos, entre outras temáticas. Há de tudo no mercado, desde dicas de como investir na bolsa de valores até histórias de terror ou de crimes famosos, por exemplo. Mas afinal, o que é um podcast?

Essa tecnologia nada mais é do que um tipo de mídia digital no formato de áudio disponibilizado por meio de streaming, serviço de transferência de dados em tempo real. O podcast é bem similar ao rádio tradicional, entretanto a diferença está nos assuntos abordados, em que no podcast é bem mais direcionado, focado a atender nichos específicos, enquanto o rádio traz um conteúdo mais amplo.

Outra diferença está em como ouvir esse tipo de conteúdo. Enquanto no rádio você precisa esperar seu programa favorito ser transmitido em um horário específico, no sistema de podcast basta você ter um celular ou computador em mãos e acessar alguma plataforma de streaming, podendo assim ouvir onde e quando quiser.

Para que serve um podcast?

O podcast serve como um meio de otimização do tempo quando se trata no consumo de informações. No caso desse mecanismo quando usado para estudos, permite que estudantes consigam desenvolver novos ensinamentos enquanto realizam outras tarefas, como se deslocar até a escola ou trabalho, por exemplo.

O podcast, com sua vantagem de estar disponível para ouvir em qualquer hora e por trazer conteúdos de forma mais dinâmica, permite que o usuário consuma em qualquer lugar. Com isso você poderá estar aprendendo sobre a história do Brasil enquanto vai a academia, saber sobre funcionalismo público durante o trajeto para casa e depois ouvir um bate-papo sobre cinema para se descontrair.

Motivos para ouvir podcasts

Se ainda não está convencido sobre os benefícios do podcast, separamos alguns tópicos importantes que farão com que você busque conhecer essa nova tecnologia de adesão de conhecimento.

Ouça em qualquer lugar

Como já citamos anteriormente, o podcast pode ser escutado em qualquer hora e lugar, sendo necessário apenas um celular ou computador compatível com plataformas de streaming. Você pode consumi-lo principalmente durante as atividades chatas do dia a dia, como durante o período preso no trânsito ou limpando a casa.

Além disso, por ser um conteúdo independente de uma programação, você poderá pausar quando quiser e ouvir o restante mais tarde.

Totalmente grátis e sem anúncios

Quer presenciar uma situação irritante é estar vendo um vídeo e uma propaganda surge bem no meio do raciocínio e você se perde no conteúdo. No podcast isso não ocorre, principalmente por ser um conteúdo totalmente gratuito.

Já pensou estudar sobre um assunto ou ouvir uma resenha sem ter que pagar por nada? Grande maioria dos podcasts disponíveis no mercado são disponibilizados dessa maneira, proporcionando que você os consuma sem gastar um centavo.

Disponível on e offline

Para você que gostou da ideia do podcast e gostaria de ouvir na rua, porém não tem uma internet móvel disponível em seu aparelho, é possível realizar um download prévio das edições que gostar e assim escutar posteriormente sem um sinal de rede.

É possível assinar os canais de sua preferência, assim quando surgir um novo conteúdo, o seu dispositivo realizará o download dele quando tiver rede disponível. Esses arquivos ficarão guardados em uma espécie de biblioteca, podendo ser consultados a qualquer momento.

Educam enquanto divertem

Você sabia que, além dos inúmeros podcasts de entretenimento, existe alguns dedicados para estudos? É possível encontrar programas inteiros dedicados a uma única matéria ou tema em específico, fazendo com que a pessoa possa estudar todo o conteúdo relacionado a aquele assunto por meio do podcast.

E as disciplinas vão muito além das tradicionais oferecidas no período de colégio. Há diversos conteúdos bem específicos como de marketing digital, economia, saúde, e muito mais. E como não há um tempo limite para transmitir a informação por esse meio, diferente dos modelos tradicionais, é possível desenvolver por completo o material, não deixando nenhum ponto de fora.

Dicas de podcast para estudos

Confira alguns dos podcasts dedicados exclusivamente para estudos.

Marca Texto

Para quem se interessa bastante por literatura, o Marca Texto traz discussões sobre obras clássicas normalmente cobradas por vestibulares do país. Cada episódio discute uma obra diferente em um curto período.

Domine Inglês

Como o nome já sugere, o Domine Inglês é justamente um podcast para estudar a língua inglesa. Os conteúdos são produzidos por americanos que moram no Brasil, e neles contém lições rápidas e dicas de pronúncia para que sua locução fique ideal.

Scicast

Um podcast ideal para quem tem dificuldade com disciplinas da área de ciências exatas e da natureza. O Scicast proporciona explicações baseadas em situações do dia a dia, facilitando a compreensão de assuntos complexos do campo da matemática, química e física.

Xadrez Verbal

O nome é bem simbólico, pois esse podcast visa a discussão e estudo sobre política internacional, história e atualidades, detalhando cada ponto importante como se fosse uma aula completa. Esse podcast é ideal para compreender os conflitos e situações que ocorrem atualmente no mundo.

Braincast

Existente desde 2006, o Braincast traz, além de assuntos do mundo da comunicação e publicidade, temáticas como tecnologia, cultura digital, inovação, entretenimento, tendências e negócios. É um interessante podcast para entender a sociedade e discutir sobre a evolução humana perante a tecnologia, por exemplo.

Onde ouvir?

É possível ouvir podcasts diretamente do site de quem o produziu ou por meio de plataformas de áudio ou streaming, como Spotify, Deezer, Apple podcast, Amazon Music, entre diversas outras. Basta baixar o aplicativo e começar a ouvir.