Dia do Gestor Hospitalar: Conheça mais sobre a profissão

Dia do Gestor Hospitalar: Conheça mais sobre a profissão
Compartilhe

Não precisamos voltar muito no tempo para encontrarmos inúmeras situações em que um profissional, para gerir um hospital, necessitava ter apenas boa vontade, sem dispor de nenhum conhecimento técnico. Esse despreparo possibilitou o surgimento da profissão de gestor hospitalar, um especialista que é cada vez mais reconhecido no mercado de trabalho.

É esse conhecimento técnico que permite que esse profissional, presente dentro de um núcleo tão importante como o da saúde, possibilite que essas instituições continuem em pleno funcionamento. A gestão de recursos da melhor maneira possível faz com que todos possam ser atendidos sem faltar nada, o que torna essa profissão tão importante. 

Na situação atual em que vários tipos de recursos médicos estão escassos devido a pandemia da Covid-19, essa função se tornou ainda mais desafiadora. 

Sabendo da importância dessa profissão, conheça mais sobre o gestor hospitalar e seu mercado de trabalho.

O que é a gestão hospitalar?

Resumidamente, a gestão hospitalar é a capacidade de gerir e equacionar recursos de forma sustentável e eficiente, promovendo da melhor maneira o funcionamento estável da instituição, ou seja, manter um hospital de pé sem faltar nada. É esse profissional quem irá organizar todo o funcionamento do hospital, fazendo com que cada peça do grupo de colaboradores realizem determinada função.

O que um gestor hospitalar faz?

Quando falamos na gestão de um negócio, são diversas as ações prestadas pelo gestor, e se tratando de um hospital, a função de quem está gerindo é bem similar. A diferença está no risco em que se corre. Enquanto em um simples comércio um erro pode chatear um cliente, quando essa situação ocorre em um hospital, o que está em risco é a vida da pessoa. Por isso que o profissional especialista em gestão hospitalar deve ser altamente capacitado a lidar com a administração de um complexo sistema organizacional, lidando com atividades como:

– Administração de fornecedores;

– Compra e estoque de insumos, materiais e medicamentos;

– Gestão de processos internos;

– Controle e administração da quantia de profissionais disponíveis;

– Elaboração de contratos e licitações;

– Gerenciamento de recursos;

– Monitoramento de descarte de materiais hospitalares de forma correta.

Há muitas outras funções que podem ser desdobradas dentro desses tópicos, o que torna essa função ainda mais complexa.

Qual a importância da profissão de gestor hospitalar?

O gestor hospitalar atua como um maestro de uma grande orquestra, tendo seu trabalho como alguém que está ali para que tudo funcione em perfeita harmonia. É esse profissional quem garantirá que todas as áreas do hospital recebam recursos necessários para o seu funcionamento, proporcionando um atendimento na melhor condição possível. 

Entretanto, o colaborador capaz de realizar todo esse processo com maestria está em falta no mercado de trabalho, com isso as especializações que envolvem a área de gestão hospitalar vem sendo cada vez mais procurada.

Qual o horário de trabalho do gestor?

Pela quantidade de funções e sua tamanha importância, imagina-se que um gestor hospitalar trabalha 24 horas por dia. Na prática a realidade é bem mais tranquilizante, sendo comum que esse profissional atue em horário comercial, iniciando sua rotina às 8 horas e encerrando seu expediente às 18 horas.

Entretanto, não se deixe enganar achando que o trabalho não poderá ir além disso. Por ser uma função de tamanha importância, é possível que surjam demandas no período noturno, horário em que o gestor não está no hospital. Por isso esse profissional deve ser exemplar e manter totalmente organizada a instituição, assim evitará o surgimento desse tipo de situação em qualquer horário, assim sendo capaz de evitar imprevistos.

Com tudo em ordem, dificilmente alguém te ligará de madrugada devido a falta de algum medicamento ou insumo, por exemplo.

Como é a formação em gestão hospitalar?

Atualmente há três métodos de se tornar um gestor hospitalar capacitado, por meio de curso técnico, através do tecnólogo de gestão hospitalar ou ainda pela pós-graduação, que nada mais é do que uma especialização.

Se tratando da duração de cada um, ambos ultrapassam 1 ano e meio de formação, tendo a pós como a mais curta, em média de 360 horas/aula. Já o curso técnico costuma durar 1.200 horas/aula enquanto o tecnólogo, por não poder ter carga inferior a três anos, chega a 2.400 horas/aula.

O aprofundamento da temática de gestão hospitalar depende muito da categoria que você escolher, justamente pelo tempo e quantidade de aulas.

Qual o salário de um gestor hospitalar

Como não existe um piso salarial da profissão, ou seja, um valor por lei determinado como mínimo para que seja a remuneração desse profissional, o salário costuma variar bastante dependendo da instituição e da sua formação. Se tratando do tecnólogo em gestão hospitalar, o salário médio no país para uma jornada de 44 horas é de R$4,310,28.

……

Sabendo tudo sobre a função do gestor hospitalar, conheça o tecnólogo de Gestão Hospitalar da UNIPAR e faça parte dessa profissão tão importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *