Vale a pena fazer uma faculdade depois dos 40 anos?

Compartilhe

Iniciar uma graduação depois dos 40 e poucos anos ainda é um assunto que gera debates na sociedade nos dias atuais. Isto porque é bem comum que, ao concluir o ensino médio, o indivíduo ingresse na faculdade e a conclua antes dos 26 anos, para que possa começar a estruturar uma carreira sólida, pensar em casamento, filhos e tantas outras responsabilidades que permeiam nossas vidas.

Além disso, quem aceita o desafio de entrar em uma universidade após uma determinada idade, precisa conciliar as demandas da vida adulta, os custos financeiros e de tempo que uma faculdade exige, e também a questão de tornar-se estudante e dividir a sala de aula com alunos que, em sua maioria, são bem mais novos.

Em contrapartida, é preciso quebrar paradigmas e tabus acerca de quem tem mais de 40 anos e entra para o mundo dos universitários. Primeiro, porque não há idade para adquirir conhecimento e desenvolver-se profissionalmente. 

Em segundo lugar, considerando a competitividade do mercado de trabalho e o acelerado avanço das tecnologias, garantir uma qualificação adequada é a melhor forma de se destacar na carreira. 

E, por último, com a flexibilidade das faculdades atualmente e o esforço necessário, conquistar o sonhado diploma e dar um passo com tamanha importância na vida pessoal e profissional não é nenhuma missão impossível, para todas as idades.

Mas afinal, por que investir em uma faculdade depois dos 40?

O mercado de trabalho está em constante mudança

O avanço das startups, a introdução de novas tecnologias, a criação de novos cargos e a automação de diversos processos são apenas algumas das evidências de um novo mercado. O mundo é cada dia mais digital, e estar por dentro dessa transformação é fundamental para garantir um papel de destaque nas corporações nos próximos anos.

De um lado, temos dezenas de profissões tradicionais que deixarão de existir em um futuro próximo devido às mudanças da sociedade — do outro, encontramos uma expansão nos setores de inteligência de mercado, tecnologia, segurança da informação, marketing e tantas outras áreas que são protagonistas nos ambientes virtuais e no mundo dos negócios.

Há vários novos formatos de graduação

Com as novas possibilidades de graduação à distância, aulas onlines e horários flexíveis, a faculdade presencial não é a única opção para os estudantes. Se você não possui disponibilidade para frequentar um curso presencialmente, é possível optar pela modalidade semipresencial ou de educação à distância.

Na Unipar, você conta com uma série de opções de cursos a distância para escolher, com a mesma qualidade e excelência de ensino da sala de aula.

Dê um up na sua carreira

A faculdade é um passo importante para quem busca uma promoção, uma mudança de carreira ou até mesmo encontrar novas oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Estudos apontam que pessoas que possuem uma graduação ganham cerca de 2,5 vezes mais do que quem concluiu apenas o ensino médio.

Mais maturidade na hora de aprender

Se você tem mais de 40 anos, é bem provável que saiba valorizar 10x mais as oportunidades que surgem na sua vida agora do que quando tinha 20 anos. A maturidade proporciona um comprometimento maior com a graduação, tanto ao respeitar prazos quanto ao adquirir conhecimentos. 

Maior acessibilidade financeira para os estudos

É comum que aos 40 anos exista mais estabilidade financeira do que na juventude, o que abre mais portas para o ingresso na faculdade.

Além disso, entrar em uma universidade não é um sonho inalcançável financeiramente nos dias atuais. A Unipar oferece bolsas de estudos de até 50% durante toda a graduação, além de unir qualidade e preços acessíveis para você conquistar seus objetivos e obter o tão sonhado diploma.

Não há idade correta para fazer faculdade

O momento certo para ingressar em uma faculdade é quando você se sente pronto para isto. Seja com 20, 30, 40 anos ou mais, o importante é estar disposto a aprender coisas novas, ter senso de responsabilidade e organização para cursar a graduação com seriedade, estar decidido sobre as expectativas para o futuro e alinhar sua rotina com o curso escolhido.

Os benefícios de fazer uma faculdade depois dos 40 anos são vários, tanto para a trajetória pessoal quanto para a profissional, e a possibilidade de conciliar as suas demandas diárias com a realização de um sonho, através da educação a distância, é a motivação que faltava para você dar este passo tão importante na sua vida.

Conte com a Unipar para iniciar a sua graduação!

A Unipar possui mais de 70 opções de cursos, nas mais variadas áreas do mercado, com professores renomados, conteúdos abrangentes e atualizados, nota máxima na avaliação do MEC, condições especiais de ingresso e possibilidades de ensino presencial ou a distância — você tem autonomia para escolher o que mais se encaixa dentro da sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *