Como fazer uma faculdade em menos tempo?

Como fazer uma faculdade em menos tempo

Contar com um ensino superior é um grande diferencial competitivo no mercado de trabalho. Além de abrir novas portas no mundo corporativo, um diploma de graduação pode garantir uma promoção de cargo, aumento de salário e diversos outros benefícios para quem opta por concluir a faculdade.

Todavia, para quem tem pressa de iniciar uma carreira e não quer passar os próximos 4 ou 5 anos em uma graduação, é possível cursar um tecnólogo, que é um curso superior com maior foco no mercado de trabalho.

O tecnólogo tem duração de 2 a 3 anos, é válido como graduação e é uma ótima opção para quem quer acelerar o processo de ensino superior, sem deixar de lado a qualidade de ensino e a qualificação ideal.

Separamos as principais dúvidas sobre os tecnólogos para você entender como fazer uma faculdade em menos tempo, confira!

Qual é a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura?

Os cursos de nível superior são divididos em três categorias no Brasil: tecnólogo, bacharelado e licenciatura.

Tanto na iniciativa privada quanto nas universidades públicas, as três modalidades são válidas como graduação e aceitas no mercado de trabalho, além de permitirem o ingresso em uma pós-graduação.

Existem algumas diferenciações entre estes níveis, como:

Foco da graduação

Cada grau de formação possui um objetivo determinado na formação de um profissional. O bacharelado, por exemplo, faz com que o aluno estude disciplinas teóricas e práticas, que oferecem uma visão ampla da área.

Já na licenciatura, o foco é formar profissionais da educação aptos para lecionar no ensino fundamental, médio e técnico.

O tecnólogo, por sua vez, tem a missão de formar alunos capacitados para desenvolver uma determinada profissão com foco em atender as necessidades do mercado de forma prática e aplicada.

Tempo de curso

Este é um dos principais diferenciais para quem busca uma formação rápida e focada no mercado. Enquanto o bacharelado e a licenciatura duram, em média, de 3 a 6 anos, os cursos tecnólogos possuem uma duração de 2 a 3 anos.

Mensalidades acessíveis

Como o tecnólogo é um curso rápido e com foco no mercado de trabalho, as mensalidades costumam ser mais acessíveis que nos bacharelados e licenciaturas.

O custo final da graduação também acaba sendo menor, por ser concluída em menos tempo. Além disso, é possível concorrer a bolsas e ingressar em boa parte das instituições com a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

O diploma de uma faculdade realizada em menos tempo é válido?

Sim! As três modalidades (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) conferem um diploma de nível superior ao aluno formado. Todavia, para que o documento seja válido, a instituição de ensino deve ser devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação.

Existe tecnólogo à distância?

A maioria das instituições disponibiliza as modalidades presencial, semipresencial e de Educação a Distância (EaD).

Na Unipar, o estudante pode escolher em qual formato deseja iniciar a sua graduação e, nos casos de ensino à distância, as aulas são realizadas em uma plataforma digital, onde e quando preferir.

Quais são as opções de tecnólogos disponíveis?

Os tecnólogos contemplam boa parte das áreas de atuação do mercado, focando no ingresso rápido ao mundo corporativo e na tecnologia.

Dentre as opções, estão:

Você pode conferir as opções na íntegra através do site da Unipar, além de entender um pouco mais sobre cada curso, grade curricular e formas de ingresso.

Como ingressar em um tecnólogo?

Antes de iniciar um curso tecnólogo, você pode fazer um teste vocacional, que tem como principal objetivo ajudar você na escolha da sua futura profissão.

É importante escolher uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação, para garantir a validade do seu diploma.

A Unipar, além de ser reconhecida pelo MEC, é referência em ensino de qualidade e conta com dezenas de opções de graduação, focando na comodidade, acessibilidade e segurança para o aluno.

Esteja preparado para o futuro com a Unipar!

Entre as maiores vantagens de cursar um tecnólogo, devemos destacar que fazer uma faculdade em menos tempo e como foco maior no mercado de trabalho, proporciona um leque de opções de ingresso no mundo corporativo, com mais praticidade e objetividade.

Você tem a oportunidade de obter o seu título de tecnólogo em uma universidade que investe constantemente em tecnologia e inovação, com professores altamente qualificados e uma metodologia de ensino multidisciplinar, que prepara você para o futuro do trabalho.

Acesse o nosso site e saiba mais!