4 dicas para economizar durante o primeiro estágio

O período universitário costuma ser marcado por uma série de experiências novas na vida do estudante. Geralmente é nesse período que muitos alunos começam o primeiro estágio remunerado, dando início à trajetória profissional. Diante disso, é necessário que o estudante aprenda desde cedo como economizar os seus ganhos, gastando-o somente com o que for necessário, para que no futuro, esteja mais preparado para cuidar das suas finanças, quando de fato estiver estabelecido em um emprego formal no mercado de trabalho.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para aprender a guardar dinheiro durante o primeiro estágio remunerado. Confira abaixo:

1) Analise todas as opções possíveis – Antes de sair gastando dinheiro, é importante ter a mente aberta e analisar diversas opções. Por exemplo, se você planeja comer fora, é interessante listar todos os lugares possíveis que você pode frequentar, analisando o custo-benefício de cada um deles. Talvez você chegue à conclusão de que aquele estabelecimento mais barato oferece um melhor serviço do que o mais caro. Ter esse tipo de consciência é um dos segredos para economizar.

2) Mantenha o foco nas suas prioridades – É fundamental listar as próprias prioridades para um determinado momento, pois isso pode evitar muitos gastos desnecessários. Antes de gastar. É importante fazer perguntas como “Eu preciso mesmo disso?”, “O que está fazendo mais falta no momento?” ou “Eu consigo viver sem isso?”, por exemplo.

3) Compare os preços – Comparar o custo-benefício de diferentes produtos e serviços é muito importante para o universitário. Tenha o hábito de pesquisar onde ficam lojas mais baratas e se há possibilidade de obter algum desconto em algo que for adquirir. Converse com os seus amigos, peça sugestões a eles. Também é interessante prestar atenção para não adquirir um produto mais barato com uma qualidade inferior.

4) Informe-se sobre descontos e benefícios – É importante procurar por benefícios que você pode adquirir por ser um universitário, pois, em geral, muitos estabelecimentos costumam dar descontos para quem é estudante. Outra dica: imagine que você precisa adquirir um livro para uma aula: antes de comprá-lo, seria interessante pesquisar se ele está disponível na Biblioteca Virtual Unipar, por exemplo. Como o acervo é totalmente digital, não é necessário se preocupar se o livro está disponível para empréstimo. Ter o hábito de se informar sobre as vantagens que você pode usufruir é fundamental para economizar o seu primeiro salário.