Conheça 4 técnicas simples e eficazes de memorização

Compartilhe

Ler diversos textos e conseguir se lembrar dos detalhes de cada um deles pode não ser uma tarefa fácil. A capacidade de memorização varia de pessoa para pessoa, e há quem tenha sérias dificuldades em fazê-lo. No entanto, algumas técnicas simples podem ajudar no processo, e tornar esse exercício menos complicado. Confira:


1) Anote
– Para se familiarizar com aquilo que tem que memorizar, escreva várias vezes as informações até que o assunto fique mais claro na sua mente. O ato de transcrever o conteúdo também ajuda a fixar e organizar as informações na sua cabeça, facilitando o processo de memorização.

2) Leia e repita o conteúdo em voz alta – Enquanto lê o texto que tem que memorizar, tente repetir a leitura linha por linha, em um ritmo pausado e contínuo, até que consiga fixar as palavras. Faça um teste para verificar se a estratégia funciona e tente lembrar-se do que foi lido sem olhar para as páginas.

3) Contextualize, analise e sintetize: do geral para o específico – Ao estudar um tema com a finalidade de fixá-lo na memória, o caminho percorrido deve ser do geral para o específico. As generalidades dão o contexto que permite um entendimento mais claro da evolução do conceito em questão. Depois de memorizado, analise. Fazer anotações durante uma aula, por exemplo, é analisar aquele conceito. Por fim, a síntese é a atitude final para evitar o esquecimento. Sintetizar é fazer a revisão, reler as anotações e organizar melhor o conteúdo.

4) Ensine alguém – Quando memorizar grande parte da matéria, teste e reforce os seus conhecimentos tentando ensiná-los a alguém, ou a si mesmo. Dessa forma, se forçará a relembrar o que leu.
Nesta etapa, consulte, sempre que necessário, o que escreveu e o que sublinhou. Mas não fique lendo, explique com as próprias palavras.
Se conseguir citar todos os detalhes e cobrir todo o assunto, significa que a memória foi consolidada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *