A importância do currículo em uma entrevista de emprego

Compartilhe

Quem está fora do mundo das entrevistas de emprego nos dias de hoje se depara com um cenário muito diferente ao buscar uma nova oportunidade. A situação piora ainda mais para os novatos das mídias sociais – já que, as muitas mudanças feitas ao longo dos últimos anos fazem com que o simples fato de não estar no LinkedIn diminua brutalmente as suas chances de conseguir um novo emprego.

Mas, embora as mídias sociais tenham caído no gosto dos recrutadores e dos departamentos de RH nos últimos tempos, o currículo ainda segue como principal arma dos candidatos em busca de um trabalho novo e melhor. Por ser considerado como a sua ‘primeira impressão’ para uma empresa, fica claro que o currículo tem uma imensa influência na forma como um recrutador irá encarar uma entrevista de emprego com você.

Para princípio de conversa, é importante lembrar que você deve elaborar o seu CV pensando no que a empresa em que você deseja uma vaga busca. Isso significa expor as informações que o recrutador deverá considerar mais importantes – e não os dados que você, como profissional e indivíduo, considera mais valiosas (até por que, a grande maioria dos currículos que devem ser recebidos para esta vaga específica devem ser praticamento iguais, com exceção do nome do candidato).

O segredo, portanto, é destacar os diferenciais que a empresa busca no seu currículo – aumentando as chances de que a sua apresentação se encaixe no restrito grupo de candidatos com grandes chances de contratação; e não no monte que será entrevistado apenas por se encaixar aos requisitos básicos da função.

É preciso desenvolver uma apresentação de impacto e que tenha dados que chamarão a atenção do recrutador. O objetivo é fazer com que, na hora da entrevista de emprego, ele apenas queira confirmar o quão forte você é como candidato; e não que lhe faça um interrogatório para acabar logo com a entrevista e te dispensar – e isso só pode ser feito analisando o desejo do contratados (e não o seu).

Portanto, ao buscar uma nova chance no mercado, pense nisso para atualizar o seu currículo – não se esqueça de usar todos os recursos possíveis oferecidos para se apresentar bem dentro do mundo virtual; otimizando os dados do seu LinkedIn e abolindo os posts ‘queima filme’ de redes como Facebook e Twitter.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *