Quem está fora do mundo das entrevistas de emprego nos dias de hoje se depara com um cenário muito diferente ao buscar uma nova oportunidade. A situação piora ainda mais para os novatos das mídias sociais – já que, as muitas mudanças feitas ao longo dos últimos anos fazem com que o simples fato de não estar no LinkedIn diminua brutalmente as suas chances de conseguir um novo emprego.
Mas, embora as mídias sociais tenham caído no gosto dos recrutadores e dos departamentos de RH nos últimos tempos, o currículo ainda segue como principal arma dos candidatos em busca de um trabalho novo e melhor. Por ser considerado como a sua ‘primeira impressão’ para uma empresa, fica claro que o currículo tem uma imensa influência na forma como um recrutador irá encarar uma entrevista de emprego com você.
Para princípio de conversa, é importante lembrar que você deve elaborar o seu CV pensando no que a empresa em que você deseja uma vaga busca. Isso significa expor as informações que o recrutador deverá considerar mais importantes – e não os dados que você, como profissional e indivíduo, considera mais valiosas (até por que, a grande maioria dos currículos que devem ser recebidos para esta vaga específica devem ser praticamento iguais, com exceção do nome do candidato).
O segredo, portanto, é destacar os diferenciais que a empresa busca no seu currículo – aumentando as chances de que a sua apresentação se encaixe no restrito grupo de candidatos com grandes chances de contratação; e não no monte que será entrevistado apenas por se encaixar aos requisitos básicos da função.
É preciso desenvolver uma apresentação de impacto e que tenha dados que chamarão a atenção do recrutador. O objetivo é fazer com que, na hora da entrevista de emprego, ele apenas queira confirmar o quão forte você é como candidato; e não que lhe faça um interrogatório para acabar logo com a entrevista e te dispensar – e isso só pode ser feito analisando o desejo do contratados (e não o seu).
Portanto, ao buscar uma nova chance no mercado, pense nisso para atualizar o seu currículo – não se esqueça de usar todos os recursos possíveis oferecidos para se apresentar bem dentro do mundo virtual; otimizando os dados do seu LinkedIn e abolindo os posts ‘queima filme’ de redes como Facebook e Twitter.
Que ótima notícia se não fosse por este post estaria perdida ..
muito obg 🙂 bjss
Olá Ana Julia,
Ficamos felizes que tenha gostado do post e que ele tenha lhe ajudado.
Continue nos acompanhando, sempre estamos publicando assuntos legais aqui no blog 🙂