5 dicas para adequar-se à rotina de um estudante universitário

A transição da escola para a faculdade pode ser um período de difícil adaptação para alguns alunos, já que suas vidas mudam completamente. Para facilitar esse processo, é interessante que sejam estabelecidos objetivos e formas de alcançá-los. A vida universitária pode ser muito prazerosa e divertida e será essencial para moldar o aluno como um profissional da área que ele deseja ingressar.

Confira 5 dicas que todo estudante do grau superior deve saber:

1) Controle suas finanças: É comum que ocorram imprevistos financeiros na vida universitária, portanto é necessário que o aluno aprenda a fazer pequenas economias, como por exemplo optar em fazer a leitura dos materiais a serem estudados no computador ao invés de imprimi-los. Cartão de crédito? Somente para emergências. Essas pequenas economias podem fazer grande diferença se você realmente precisar de um dinheiro extra.

2) Seja organizado com seu tempo: Seu dia deve ser dividido entre as aulas, o trabalho (se você tiver) e as atividades extracurriculares. Anote seus compromissos para não se confundir com as datas e os horários.

3) Tenha contato direto com os tutores: Além de facilitar a adaptação no novo ambiente, o contato com os tutores é extremamente importante para o seu aprendizado, especialmente nas atividades de autoestudo e na execução das atividades propostas no material didático elaborado pelos docentes.

4) Tenha certeza de que escolheu o curso certo: Como calouro, é importante que você dedique um tempo para explorar e pensar sobre as possibilidades da sua futura profissão, para que você tenha certeza da sua escolha. Outra dica é que você assista aulas diferentes para ver qual a sua área de preferência dentro da carreira.

5) Estabeleça objetivos: Entre o término de um módulo e o início de outro, separe um tempo para analisar seu desempenho durante o módulo vigente, e estabelecer novas metas a serem cumpridas no início do novo módulo. Ao fazer isto, você terá total controle sobre seus afazeres e obrigações acadêmicas, tornando seu aprendizado mais eficiente!