Licenciatura em história: o poder de lecionar

Estudar história está intimamente ligado em compreender os acontecimentos de toda a história do mundo. Mais do que compreender, ainda é preciso saber transmitiressa carga de história às gerações futuras para que elas também possam tirar suas conclusões. É com este foco que o curso de licenciatura em história se apoia na formação de docentes.

Quando falamos em acontecimentos históricos estamos envolvendo desdobramentos sociais, políticos, econômicos e culturais – que formam a base que sustentam o desenvolvimento da sociedade. Conhecer profundamente isto exige um senso crítico da realidade contemporânea baseada em fatos do passado, ao mesmo tempo em que possibilita opiniões sobre as tendências sociais do futuro. Prepare-se para aprender a desenvolver sua própria narrativa histórica para promover a interpretação desses fatos e gerar o senso crítico em seus alunos. Como o principal foco do curso é exatamente criar esta habilidade de lecionar, você estudará matérias de cunho pedagógico, justamente para aprender a dar aulas.

Com o título de licenciado em história você poderá atuar no sistema de educação básica, público ou privado, no ensino fundamental e médio, sendo que, as primeiras fases de estágio já serão em salas de aula para que aconteça a familiarização com a docência. Você poderá estagiar inicialmente como observador, depois como assistente e também podendo desenvolver projetos e metodologias de ensino e avaliação.

Se você gosta de ler e se comunicar, tenha a certeza que escolheu um ótimo curso para sua carreira. Lembre-se que estamos em um momento histórico do país onde precisamos de professores capacitados para formar uma sociedade mais consciente no futuro. A educação é a base do progresso, portanto, não tenha medo de exercer essa profissão!

Saiba mais sobre o curso de licenciatura em história: http://ead.unipar.br/cursos/historia/