Conheça 4 técnicas para tomar decisões importantes

Ao longo da vida, alguns momentos vão exigir que você tome decisões muito importantes. Por isso, é preciso estar preparado para, quando a hora chegar, saber como agir, pensar nas consequências da sua escolha e avaliar com calma todas as opções, tentando garantir que a melhor escolha seja feita.

Embora não haja uma fórmula para tomar sempre as melhores decisões, algumas atitudes podem ajudar a fazer escolhas mais assertivas e acabar com a insegurança na hora de resolver um problema. Confira:

1) Tenha cuidado com as armadilhas – Desconfie de tudo aquilo que parece muito bom para ser verdade. Esse tipo de armadilha pode aparecer nos momentos mais críticos e acabam nos induzindo a fazer a escolha mais prática, que muitas vezes não é a ideal. Pesquise bastante antes de tomar uma decisão e não se deixar levar pelo impulso.

2) Peça ajuda para quem tem mais experiência – Consultar pessoas que já tenham experiência no assunto relativo ao problema nunca é demais. É preciso saber ouvir diferentes opiniões e avaliar o que há de bom e ruim em cada uma das opções.

3) Não escolha sem conhecer – Talvez o mais importante antes de tomar uma decisão é ter a certeza de que conhece muito bem seus prós e contras. Alguém que decide se demitir do trabalho sem antes analisar as condições do mercado, vagas em outras empresas e novas possibilidades de ganhar dinheiro tem mais chances de fracassar do que aquela que investigou esses fatores.

4) Não faça a escolha “mais fácil” – Existem coisas que nos agradam mais e outras que nos agradam menos. Infelizmente, temos a tendência de optar pelo que é mais fácil e não pelo que é melhor para o nosso crescimento. Pensando nisso, na hora de decidir por algo muito importante, evite se prender a preconceitos e ao que é confortável. Avalie as situações com a mente aberta e opte por aquilo que terá um impacto verdadeiramente positivo na sua vida, por mais difícil que seja.