Gestão pública: Setor busca profissionais qualificados

Compartilhe

O curso de graduação em gestão pública é um dos 4 novos cursos ofertados pela EAD Unipar e não é a toa: o setor está buscando profissionais especializados e qualificados para assumir responsabilidades da administração pública.

Existe uma demanda muito grande – principalmente para cargos importantes – no setor da gestão pública que precisam ser preenchidos com profissionais capacitados, que precisam entender muito de técnicas gerenciais de políticas públicas.

Engana-se quem pensa que esta área é apenas para políticos, pois existem inúmeros colaboradores que atuam nestes processos. Especialistas da área indicam que a Lei da Reponsabilidade Fiscal, implantada em 2000, fez com que a gestão pública fosse vista com outros olhos, tornando-a cada vez mais valorizada.

Entenda a Lei de Responsabilidade Fiscal

Mais conhecida como LRF, a lei de responsabilidade fiscal é uma lei nacional que tenta controlar os gastos públicos, exigindo que as finanças sejam minuciosamente apresentadas ao Tribunal de Contas. Isto promoveu a transparência dos gastos públicos e à especialização de profissionais em controle de contas, tributos e planejamento.

A lei foi desenvolvida na tentativa de estabilizar a economia brasileira pós-plano Real. Era bastante comum ver grandes obras apenas no final do mandato, deixando contas à pagar para o próximo que assumisse o cargo. A partir de então, a lei impôs que os políticos e seus colaboradores se preocupassem mais com o planejamento de gastos e assim então começou a demanda por profissionais qualificados em gestão pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *