Se destacar na hora da entrevista e ouvir o tão esperado “sim!” no processo seletivo é um dos momentos mais aguardados para quem busca a recolocação no mercado de trabalho, mudança de área ou uma nova oportunidade na carreira.
Não há uma receita mágica para conquistar a vaga dos sonhos, mas existem algumas dicas que você pode seguir para mostrar todo o seu potencial para o recrutador e mandar bem na entrevista. Confira!
1. Tudo começa com um currículo bem estruturado
É importante ressaltar que o processo seletivo começa muito antes da primeira entrevista — a triagem do currículo e a análise de compatibilidade de perfil do candidato com a vaga oferecida também são etapas decisivas para marcar uma conversa e conhecer melhor as aptidões e experiências do profissional. Além disso, o currículo é um elemento chave para a condução da entrevista.
Para estruturar um bom currículo, você deve:
- Incluir seus dados pessoais e certificar-se que eles estarão sempre atualizados (telefone, e-mail, cidade, etc.);
- Especificar sua área de atuação;
- Descrever sua formação e qualificações;
- Colocar apenas suas últimas e/ou mais relevantes experiências profissionais;
- Ser rigoroso com a linguagem e atentar-se aos erros gramaticais;
- Ser sempre honesto e focar na simplicidade.
2. Se prepare para a entrevista
Pesquisar sobre a empresa e sobre a vaga ofertada, ser pontual e praticar o autoconhecimento são ações essenciais para garantir uma preparação correta para a entrevista.
Mais do que ter na ponta da língua os motivos pelos quais você é a pessoa certa para ocupar aquele cargo, é interessante buscar entender mais sobre a empresa para a qual você está se candidatando, quais são as competências exigidas para ocupar a posição e se há um fit cultural entre você e a empresa.
Pontualidade e autoconhecimento são características bem observadas pelos recrutadores, portanto procure chegar com ao menos 15 minutos de antecedência no local da entrevista e ter em mente quais são seus pontos fortes, em quais precisa melhorar, quais são suas perspectivas de futuro e todas as questões que envolvem quem você é, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
3. Ilustre suas habilidades e experiências com situações reais
Relatar que possui inteligência emocional, capacidade de trabalhar em grupo ou resolver problemas complexos e dar exemplos de situações que já aconteceram com você, abordando a forma como lidou com a questão, é a melhor forma de mostrar ao recrutador sua autenticidade, além de passar mais credibilidade sobre determinada habilidade.
Mesmo que não possua experiência profissional, você pode exemplificar através de outras situações do cotidiano, como uma viagem com amigos, um trabalho da faculdade e afins.
4. A primeira impressão é a que fica
É comum sentirmos ansiedade, receio ou timidez na hora de participar de um processo seletivo, principalmente quando não temos uma vasta experiência com este tipo de situação.
Todavia, é necessário focar que a imagem que você passa ao recrutador também conta como parte do processo seletivo. Por isso, procure demonstrar confiança, uma boa comunicação, postura otimista e desenvolver a conversa de acordo com a abordagem do entrevistador.
5. Estruture a narrativa da sua trajetória profissional
Ter em mente a ordem cronológica de cargos, empresas e situações que marcam a sua vida profissional é fundamental para a fluidez do processo seletivo. Além disso, tente se lembrar de situações específicas que podem ser associadas com os valores da empresa para a qual você está se candidatando — trabalho em equipe, resiliência, orientação à resultados.
Por mais que o currículo auxilie com datas e funções específicas, recordar situações que impactam diretamente o seu trabalho é uma peça interessante ao falar sobre sua evolução profissional, desenvolvimento e carreira.
6. Fale sobre seu desenvolvimento no ambiente de trabalho
Assumir erros e dialogar sobre as dificuldades enfrentadas durante a sua trajetória profissional não é um fator determinante para a eliminação de um processo seletivo, mas mostrar para o entrevistador a forma como você lidou com essas questões, os aprendizados extraídos e como esses desafios foram fundamentais para formar o profissional que você é hoje, é essencial para demonstrar sua inteligência emocional, resiliência e capacidade de resolução de conflitos.
Em contrapartida, comente também sobre suas conquistas, sobre feedbacks positivos que recebeu durante sua jornada e sobre como seus pontos fortes foram importantes para indicar caminhos no âmbito profissional, ou até mesmo ao inspirar pessoas.
7. Não fique com receio de fazer perguntas
Seja uma dúvida sobre benefícios, ambiente de trabalho, jornada diária, curiosidade sobre a empresa ou qualquer outro ponto que não tenha ficado claro durante a conversa, perguntar ao recrutador é sempre o melhor caminho.
Além de demonstrar interesse pela vaga e pela empresa, você também tem a oportunidade de deixar claro que fez sua lição de casa e partir para perguntas estratégicas, que evidenciam o quanto você sabe sobre a organização.
8. Não tenha medo dos questionamentos difíceis
Cada empresa tem sua forma de conduzir um processo seletivo, mas boa parte delas estrutura algumas perguntas que podem ser interpretadas como desafiadoras pelo candidato.
Normalmente, não há uma resposta errada: o objetivo do recrutador é testar sua capacidade de raciocínio lógico ou levantar alguma reflexão para entender como você se comporta diante de situações atípicas. Por isso, responda com confiança e tranquilidade, interpretando a pergunta e organizando uma linha de pensamento coesa.
9. Pratique a escuta ativa
Por mais que o grande foco da entrevista seja conhecer um pouco mais do candidato e entender se o perfil dele faz sentido para uma determinada posição em aberto, também é um momento de troca, onde o entrevistado deve escutar atentamente os pontos da conversa para fisgar informações relevantes sobre a empresa.
Esta é uma dica importante, porque mais do que evidenciar sua habilidade de escuta e compreensão, você consegue focar em entender quais são os maiores gargalos da organização e mostrar como você e suas habilidades profissionais podem apresentar uma resolução para isto.
Outro ponto interessante é entender que a entrevista é um momento para o candidato avaliar se a empresa possui os mesmos valores que os seus, se a vaga em questão faz sentido para a sua trajetória profissional e se o ambiente da corporação condiz com o ambiente onde você quer trilhar seus próximos passos — a sinergia deve ocorrer de ambos os lados.
10. Autenticidade em primeiro lugar
Você pode seguir todas estas dicas para ganhar destaque na hora da entrevista, mas sua maior carta na manga deve ser sua autenticidade. Não há necessidade de mentir ou omitir sobre habilidades, situações ou experiências. A coisa mais nobre que você pode fazer é ser transparente e, caso questionado sobre algo em específico que não tenha experiência, deixar claro que tem disponibilidade para aprender e vontade de agregar para a empresa.
Lembre-se: o recrutador é treinado para reconhecer falsas informações. Ser você mesmo, em toda a sua individualidade, fará muita diferença no processo seletivo.
Seja em uma entrevista para o primeiro emprego ou para um cargo de liderança, seguir algumas dicas de postura, comunicação e habilidades exigidas no mundo dos negócios é a melhor forma de se preparar para o momento da entrevista e focar na conquista da tão sonhada oportunidade.
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