O que é perfil comportamental e quais são os principais perfis profissionais?

Compartilhe

Você sabe definir qual é o seu perfil comportamental profissional? Saber a resposta para essa pergunta pode fazer toda a diferença na hora de decidir quais caminhos seguir na carreira ou quais conhecimentos devem ser atualizados para obter posições mais altas.

Não existe um perfil profissional melhor do que outro e muitas vezes temos características que se adequam a mais de um perfil. O fato é que por mais competente que você possa ser, nem sempre se sentirá feliz ou satisfeito executando certos tipos de tarefas. É muito comum vermos executores se sentirem frustrados quando são promovidos a cargos de gestão, por exemplo.

Vamos conhecer quais são os principais tipos de perfil comportamental e descobrir como tirar proveito das suas melhores características?

O que é perfil comportamental?

Por perfil comportamental entendemos um conjunto de características e posturas que alguém demonstra diante de situações profissionais do dia a dia. É importante ressaltar que não existe uma característica melhor do que outra, mas em algumas circunstâncias determinados tipos de perfil podem se sobressair.

Por exemplo, há colaboradores que trabalham melhor e se sentem mais motivados quando estão sob pressão, enquanto outros simplesmente “travam” diante de uma situação como essa. Para o bom gestor, o segredo consiste em identificar as características do profissional e adequá-lo a cargos e funções nos quais ele possa ter um melhor desempenho.

Da mesma maneira, ao reconhecer quais são os tipos de perfil e, principalmente, entender quais são as suas principais características, você pode se mostrar proativo e se candidatar a vagas e tarefas que deem mais alternativas para demonstração do seu potencial.

Os principais tipos de perfil comportamental

A lista de perfis profissionais pode ser bastante extensa e as nomenclaturas podem variar de autor para autor. Porém, é possível elencar sete deles como os mais comuns e com os quais provavelmente você se identificará. 

Perfil Planejador 

São aqueles que costumam planejar a rotina e definir quais tarefas serão realizadas antes de agir. Como são mais organizados, não costumam ter problemas com relação a prazos de entrega, mas podem se sentir confusos e estressados diante de demandas inesperadas. Os colaboradores de perfil planejador valorizam a estabilidade e buscam segurança no aspecto profissional.

Perfil Executor 

Os executores são aqueles vistos como destemidos. Eles encaram desafios, por maiores ou mais complexos que eles sejam, e se mostram competitivos no dia a dia. Como ponto negativo, eles costumam ouvir pouco e não se preocupam muito com opiniões de terceiros, podendo ter dificuldades para trabalhar em equipe. Porém, são a escolha certa para grandes demandas ou tarefas mais urgentes.

Perfil Analista 

Os analistas são meticulosos e têm um profundo conhecimento da área em que atuam. Pela experiência que possuem, cometem poucos erros, mas podem se complicar na hora de tomar decisões que requeiram agilidade e intuição. Perfeccionistas, podem ficar facilmente estressados ao criticar a qualidade do próprio trabalho. A autodisciplina é um dos pontos fortes desses profissionais.

Perfil Comunicador 

Os comunicadores são líderes natos, especialmente pela capacidade de persuasão que possuem. Entusiasmados e motivados, costumam influenciar aqueles que estão à sua volta. Entretanto, é preciso ter cuidado na questão de organização. Frequentemente eles se enrolam com prazos por subestimar as tarefas, acreditando que tudo é viável. São ótimos vendedores.

Perfil Procrastinador 

Os procrastinadores são aqueles que deixam as tarefas para o último momento. Nesse caso, trabalhar de forma autônoma se torna uma tarefa difícil, pois eles sempre estão finalizando um trabalho às pressas ou sem a devida atenção às revisões. Ainda que sejam competentes, funcionam melhor tendo gestores responsáveis do que assumindo cargos de coordenação.

Perfil Explosivo 

Descontrole diante de situações adversas e até mesmo falta de respeito com os colegas são algumas das características do perfil explosivo ou temperamental. Se por um lado eles têm competência e se mostram verdadeiros leões na execução de tarefas, por outro se deixam levar por aspectos emocionais que comprometem o desempenho de toda a equipe.

Perfil Competitivo

Por fim, há os profissionais com perfil competitivo, que se empenham na execução das tarefas e buscam engajar os colaboradores. Autoconfiantes, eles costumam ser workaholics e frequentemente assumem mais tarefas do que dão conta de executar. O excesso de competitividade pode ser algo ruim, pois alguns podem ser desleais na hora de concorrer com os colegas de trabalho.

…..

Com qual desses perfis profissionais você se identifica? Após conhecer mais detalhes sobre cada um deles, é possível perceber que todos têm seus pontos positivos e negativos. O segredo do sucesso consiste em encontrar o equilíbrio, muitas vezes desenvolvendo características de diversos perfis simultaneamente. Será que com essas dicas você consegue evoluir para se tornar um profissional ainda melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *