Humanização é tema do 4º Encontro dos Professores da Educação a Distância Unipar

A Universidade Paranaense – Unipar está sempre investindo para oferecer o que há de melhor a seus alunos, seja no ensino presencial, semipresencial ou a distância. Nas três modalidades, a Unipar congrega cerca de dezoito mil alunos.

Para iniciar 2019 com motivação, a Diretoria Executiva de Gestão da Educação a Distância promoveu o 4º Encontro dos Professores da Educação a Distância, na Unidade de Umuarama. O foco foi capacitá-los para melhorar a performance em gravações de aula.

A convidada foi a consultora Patrícia Rodrigues, que ministrou curso sobre o assunto

O evento, que durou dois dias, foi aberto pela diretora da pasta, professora Ana Cristina Codato, e professores coordenadores de núcleos. Na sequência, um curso ministrado pela professora e consultora EAD Patrícia Rodrigues, intitulado ‘A arte de humanizar na EAD’, integrou os participantes.

A consultora falou sobre os objetos virtuais de aprendizagem, elementos da linguagem visual e o processo de produção, apresentando técnicas de comunicação para aproximar os professores dos alunos, pelas videoaulas. Ela ensinou como preparar, programar e executar uma aula que prenda a atenção do aluno e seu interesse pelo conteúdo.

Além disso, explicou a importância de como se portar frente às câmeras, o modo de falar e se mover, as dinâmicas de apresentação e ferramentas que auxiliem a manter as aulas atrativas, sem perder o foco no aprendizado, e que aproximem os professores dos alunos. “É possível humanizar o ensino, por exemplo, com um vídeo de boas-vindas, trabalhando a simpatia com seus alunos e estreitando esse laço”, exemplificou.

Patrícia lembrou que o aluno é a “vedete” do ensino a distância, o foco principal. “Mais do que tecnologia, estamos tratando com pessoas e usando a tecnologia como um canal. O foco é o aluno, é nosso motivo maior de estar aqui hoje e da Unipar estar investindo nessa formação e preparação dos professores, para oferecer o melhor ao seu aluno”, argumentou.

Importância do Professor

A professora Ana Cristina conta que esse encontro na Unipar possibilitou que o corpo docente também mostrasse seu interesse em querer explorar o grandioso espaço que os meios virtuais oferecem da forma mais dinâmica possível. “Nossos professores dominam os conteúdos e estão habituados com o ensino presencial. Agora, com essa metodologia que requer saber interagir entre dois mundos, é necessário habilitá-los para que possam transmitir o conhecimento e trocar experiências de forma mais humanizada, porque entendemos que essas ferramentas digitais de ensino a distância são complementos. O principal é, nesse processo, termos professor atencioso, comprometido com a educação, porque ele ainda é o elo essencial entre o aluno e a tecnologia”.

Ela também lembra que no ano passado a modalidade de Educação a Distância da Unipar, em avaliação de recadastramento, recebeu nota máxima do Ministério da Educação: “A Unipar já tem essa trajetória, sempre oferecendo o melhor a seus alunos. Essa capacitação permite que continuemos ensinando com habilidade e esmero”.

<http://presencial.unipar.br/noticia/8728/humanizacao-e-tema-do-4o-encontro-dos-professores-da-educacao-a-distancia>