4 dicas para diminuir o cansaço e o sono durante os estudos

Para alguns acadêmicos que conciliam trabalho e/ou outras atividades com os estudos, existem momentos em que, mesmo precisando estudar, somos tomados pelo cansaço e pelo sono. Todos nós já passamos por uma situação parecida, mas quando a situação descrita deixa de ser uma exceção para passar a ser regra, significa que algo está errado com sua rotina e seu comportamento.

É muito importante organizar suas atividades para que, a cada período do dia, você reúna energia suficiente para cumprir os seus afazeres e obrigações. Sem citar, inclusive, que sua disposição é fundamental para o melhor aproveitamento nos estudos e, consequentemente, para o seu aprendizado.

Reunimos neste artigo 4 dicas para diminuir o cansaço e o sono durante os estudos. Confira:

1) Dormir durante a noite é melhor

É a sugestão mais óbvia. Uma boa noite de sono é fundamental para o andamento do dia a dia, não apenas do estudante, mas de qualquer ser humano.

Cada organismo possui suas necessidades de descanso, mas, no geral, a sugestão de um período de oito horas de descanso tende a ser a mais indicada para um desenrolar mais saudável das suas rotinas.

2) Cuide da alimentação

Quem nunca terminou uma feijoada no prato e depois ficou com “aquela” preguiça? Tomadas as devidas proporções, é mais ou menos isso o que acontece quando você exagera na alimentação e depois tem de estudar. Este cansaço pode ser reduzido com uma dieta mais leve.

Uma dica é substituir grandes pratos de comida em um único horário por pequenas porções no decorrer das atividades. É importante ressaltar que realizar qualquer atividade em jejum também é um mau negócio.

3) Cuide da postura

Enquanto estiver estudando, tente manter a postura. Como são horas no mesmo local, um bom posicionamento do corpo pode ajudar a diminuir o sono e cansaço. Mas tome cuidado: conforto em demasia incentiva a vontade de dormir.

4) Pequenas práticas para evitar o sono

As sugestões dos itens anteriores eram mais focadas em atitudes preventivas, ou seja, que tipo de pequenas mudanças você pode fazer no seu cotidiano para ter menos sono. Já esta última dica está ligada a ações para, de certa foram, remediar o sono e cansaço imediatos.

Quando a vontade de dormir aperta, levante-se e faça um alongamento, lave o rosto e beba um pouco de água também. Para algumas pessoas, um cafezinho também ajuda – mas é interessante não consumir a bebida em excesso ou tornar esse um hábito obrigatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *