SCG: Palestra com Dra. Josiane Saab Rahal, sobre o Câncer de Mama

Compartilhe

No dia 26 de março, a UNIPAR EAD realizou um evento relacionado à Semana de Conhecimentos Gerais, referente ao primeiro trimestre de 2018. Como forma de homenagear o Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 08 de março, a UNIPAR EAD demonstrando também preocupação e responsabilidade social, promoveu à comunidade uma Palestra com dados alarmantes. A palestra brilhantemente proferida pela Doutora Josiane Saab Rahal, médica especialista em Obstetrícia, Mastologia e Ginecologia, tratou sobre o tema do “Câncer de Mama”.


Segundo a Drª. Josiane, o Câncer de Mama é a doença mais responsável pela morte de mulheres no mundo, por isso o diagnóstico deve ser o mais rápido possível, aumentando as chances de cura. De acordo com a palestrante “[…] a cada 10 casos de câncer de mama, 9 são mulheres e um é um homem!”. Sim, os homens também possuem o mesmo problema. Mas por que as mulheres são a maioria?

Em sua explicação, deixa claro que a mulher se preocupa menos com essas questões por se incomodar menos com dores gerais, aliando ainda às tarefas diárias que vem assumindo ao longo do tempo em sua busca incansável por lugar no mercado.

Outro ponto alarmante abordado na palestra da Drª. Josiane Rahal é o dado sobre o Estado de São Paulo possui o maior número de casos por ter a maior concentração da população brasileira. Porém, em termos proporcionais o estado que tem um número superior de casos por habitante é o Rio Grande do Sul, motivado por dietas ricas em carne vermelha e gorduras. O público recebeu informações sobre como realizar o autoexame e quais procedimentos devem ser tomados. Abordou-se também técnicas que podem melhorar a autoestima de pacientes que tiveram partes do corpo retirados por motivos da doença.

Estiveram presentes no Anfiteatro da Unipar – Campus Tiradentes, alunos do Centro Adamantina de Educação do curso de Técnico em Enfermagem. Também participando do evento, na modalidade a distância, alunos da EAD UNIPAR, distribuídos nas cidades brasileiras atendidas pelos Polos de Apoio Presencial. Dando valoroso apoio e suporte ao evento, a TV-UP, atuante na região noroeste do Paraná, com audiência de mais de 500.000 pessoas, transmitiu ao vivo o evento em TV aberta pelo Canal 53 na região de Umuarama e Canal 28 na região de Guaíra e Cianorte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *