Educação a Distância: MEC credencia novos polos para a Unipar

Neste mundo globalizado e tecnológico em que vivemos o curso superior é indispensável para as pessoas que buscam uma posição no mercado de trabalho. Os empregadores estão cada vez mais exigentes quando o assunto é contratar um profissional que esteja apto a desempenhar as funções dentro de suas empresas. Mas para se capacitar é preciso adquirir conhecimento, se preparar. Diante destas transformações, é crescente no Brasil o número de jovens e adultos conscientes de que estudar é o caminho mais curto para galgar o sucesso profissional.

E para aqueles que, por falta de tempo, não podem se dedicar exclusivamente aos estudos, a Educação a Distância se tornou uma excelente opção. Nesta modalidade, que também acompanha o avanço das tecnologias de comunicação e informação, o aluno pode estudar a qualquer hora e de qualquer lugar, basta estar conectado à internet.

Em 2007, a Universidade Paranaense – Unipar aderiu a este modelo de ensino e, de lá pra cá, ampliou os investimentos por ser um setor que está progredindo a passos largos. Hoje a EAD é uma realidade na Instituição, empregando logística e tecnologia de ponta para que os cursos oferecidos a distância mantenham a excelente qualidade dos presenciais, afinal de contas são mais de 40 anos de tradição e credibilidade no ensino superior.

Além dos sete polos nas cidades onde possui Câmpus – Umuarama, Cascavel, Cianorte, Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão e Toledo, a Unipar foi credenciada pelo Ministério da Educação com mais 15 polos de apoio presencial para ofertar seus cursos de graduação e pós-graduação na Educação a Distância. No Estado do Paraná são cinco munícipios contemplados: Arapongas, Campo Mourão, Capanema, Loanda e Rolândia; em Santa Catarina, a Unipar agora tem polo nas cidades de Chapecó, Maravilha e São Miguel do Oeste; no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo; em São Paulo, em Campinas, Monte Alto e São Caetano do Sul; no Rio de Janeiro, em Belford Roxo; em Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande; e na Bahia, em Barreiras.

Para a oferta exclusiva de cursos de pós-graduação, a Unipar também dispõe dos seguintes polos de apoio: Goioerê e Medianeira (Paraná), Campo Erê e Xanxerê (Santa Catarina), São José dos Campos e Suzano (São Paulo), Abaeté, Belo Horizonte, Itabira, Itaúna e Juiz de Fora (Minas Gerais), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Corumbá (Mato Grosso do Sul), Cuiabá e Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) e Marabá (Pará).

“A luta da Unipar pela expansão do ensino a distância dá um novo passo com essa conquista, pois nosso objetivo é marcar território em outras unidades, abrangendo todo o Brasil”, empolga-se a Diretora Executiva de Gestão da Educação a Distância, professora Ana Cristina Codato.

A portaria de credenciamento foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 16 de dezembro de 2015. “Estamos aguardando a autorização do MEC para instalarmos mais 16 polos parceiros. Com isso, a nossa meta é ter até o mês de junho parceria com 50 polos, para cursos de graduação e pós-graduação, alcançando mais de dez mil alunos matriculados nesta modalidade”, ressalta a diretora.

Este novo degrau pela expansão da Unipar em todo o território nacional está sendo comemorado pela comunidade acadêmica. “Este credenciamento significa que o MEC entendeu que a Unipar está apta a levar seus conhecimentos, adquiridos nessas mais de quatro décadas de sua existência, por meio da tecnologia, do ensino a distância”, enfatiza o Reitor Carlos Eduardo Garcia, agradecendo a colaboração dos funcionários nesta conquista. “Estamos muito felizes e queremos mandar um recado para essas cidades que receberão a Unipar: todas serão também um espaço para o nosso talento”, declara, parafraseando o lema da Instituição (Unipar, um espaço para o seu talento!).

Estudar em qualquer hora e lugar

A Unipar fez grandes investimentos em tecnologia para adotar um modelo de EAD dialógico, inovador e eficiente, que fornece flexibilidade e autonomia para os estudos. Todos os cursos também contam com ferramentas de alto nível, excelente estrutura laboratorial e pedagógica e corpo docente com ampla experiência. Para facilitar ainda mais a interatividade virtual com o aluno, o acesso às aulas e aos materiais didáticos das disciplinas acontece por meio de um aplicativo dinâmico, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O aluno, então, poderá estudar em qualquer hora e lugar, sem a necessidade de estar presente nos polos de apoio.

Durante a transmissão das aulas, o acadêmico pode interagir com o professor via chat, com mediação do tutor, aquele que tem a função de dedicar-se individualmente ao aluno, para o seu bom desempenho na disciplina, especialmente nas atividades de autoestudo. Também são disponibilizadas aulas gravadas para complementação do conteúdo.

Vestibular EAD 2016

Com o slogan ‘Educação a Distância em uma Universidade de verdade’, a Unipar está em campanha de vestibular, com treze opções de cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Filosofia, Gestão Comercial, Gestão Pública, Gestão Financeira, História, Letras, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais e Recursos Humanos. Também está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação; são 20 opções, nas áreas de Educação, Gestão e Negócios, Saúde, Desportiva e Meio Ambiente.

A inscrição para o vestibular é gratuita e pode ser feita pela internet. No site www.ead.unipar.br, o candidato vai encontrar mais informações sobre os cursos, como metodologia, matriz curricular e valores de investimento.