4 dicas para utilizar as redes sociais em favor dos estudos

Apontadas como as grandes vilãs na hora de se concentrar nos estudos, as redes sociais, podem sim, serem grandes aliadas quando falamos em ampliar o conhecimento e desenvolvimento do aluno.

Utilizando as ferramentas com o devido controle, para que o estudante não acabe perdendo horas preciosas com assuntos que não serviriam para o futuro acadêmico, a Internet traz ao aluno diferentes meios de ocupar-se dessa tecnologia de uma maneira inteligente.

Confira algumas maneiras de utilizar as redes sociais em prol do seu aprendizado:

Forme Grupos de Estudos: Há diversas plataformas e redes que permitem a criação de grupos e fóruns para a discussão dos mais variados assuntos, inclusive de estudos. Promova a criação desses espaços convidando amigos e colegas de curso.

Caso você já participe de grupos de estudos presenciais, reúna os membros nas redes sociais e otimize a troca de informações e conhecimento.

Promova Discussões: Mesmo que você não faça parte de grupos de estudos online, você pode utilizar o seu perfil pessoal para fomentar discussões inteligentes, sobre assuntos e pautas do momento. De forma pacífica, interaja também com páginas e outros perfis expondo a sua opinião e tentando entender outros pontos de vista.

Acesse Conteúdo Inteligente: Todos sabemos que, em nosso uso diário das redes sociais, utilizamos a maior parte do tempo para comunicarmos com amigos e distrair-se. Mas o ambiente das redes sociais podem conter diversas opções de conteúdo relevante aos estudos. Separe momentos do seu uso diário das redes sociais para procurar por páginas e perfis que disseminem conteúdo informativo , sério e confiável. Dessa forma fica bem mais fácil manter-se atualizado e bem informado!

Controle o tempo: Utilizar as redes sociais para complementar seus estudos pode ser arriscado, pois as distrações podem tirar nosso foco nos estudos. Lembramos que é importante separar um tempo exato para as redes sociais em sua rotina de estudos. Delimite um horário para acessar e para sair da Internet, elencando também as atividades que você precisa fazer no período: como esclarecer alguma dúvida, pesquisar sobre algum assunto, entre outros.