A boa comunicação é essencial para você alçar grandes vôos em sua carreira. Ela envolve a construção de ideias, cultura, vocabulário, fonética, expressão corporal e uma série de outras coisas. Hoje vamos focar em dicas para você melhorar a sua escrita! Confira abaixo 5 dicas preciosas para você escrever melhor.
Leia e releia: a primeira versão quase nunca é a ideal. Lendo e relendo o que escreveu você conseguirá identificar pontos falhos que podem passar despercebidos como repetições de termos, erros gramaticais, falta de coesão ou falta de conclusão na ideia. Não tenha preguiça! Leia e releia quantas vezes for necessário.
Escreva naturalmente: escreva como você fala. É a melhor forma de captar as ideias que você tem para expor em um texto. Naturalmente escreva como se estivesse falando e depois corrija o texto inserindo e formatando parágrafos que julgar necessário.
Nunca escreva mais de 2 páginas do mesmo assunto: se você quer redigir um texto interessante para ser lido, não seja vago ou repetitivo. Procure sintetizar as ideias e escrever assuntos em progressão, para que um complemente o outro em uma ordem objetiva. Escrever demais sobre o mesmo assunto causa desinteresse e cansaço durante a leitura.
Busque outras opiniões: se você está escrevendo sobre algo muito importante como o desenvolvimento de um artigo acadêmico, chame alguém para dar opiniões. Às vezes – se tiver tempo hábil para isto – uma opinião de fora pode melhorar sua linha de raciocínio, apontando problemas que talvez tenham passado despercebido em sua releitura.
Leia sempre: nada melhor como ler para melhorar o seu ato de escrever. A leitura nos proporciona ganhos de vocabulário, conhecimento e cultura, que são itens indispensáveis para uma boa escrita. A fórmula é básica e não tem como errar: quanto mais se lê, melhor se escreve.