Faculdade, Centro Universitário e Universidade: você sabia que existem diferenças significativas entre cada uma destas Instituições de Ensino Superior – IES? Por mais que todas essas instituições sejam capazes de oferecer cursos de graduação e pós-graduação, elas podem ter diferentes atribuições e nem sempre elas utilizam as mesmas metodologias de ensino.
Na prática, segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996 e o decreto 5.773, de 2006, existem apenas três tipos de instituições de Ensino Superior no Brasil: as Universidades, os Centros Universitários e as Faculdades, e o que as difere é a quantidade de pré-requisitos operacionais e a oferta além do ensino.
Entender o significado de cada uma delas é essencial para que você possa decidir quais cursos são mais adequados para as suas perspectivas de carreira. Por exemplo, se o seu foco está na pesquisa e no desenvolvimento, uma universidade será mais interessante do que uma faculdade. Vamos entender exatamente qual é o significado de cada um desses termos.
O que é uma Faculdade?
As faculdades são a raiz de tudo, pois as universidades e centros universitários nada mais são do que complexos formados por faculdades. Elas atuam, geralmente, em um número mais restrito de áreas – sendo muitas vezes especializadas em um único ramo do conhecimento. Para criar cursos, toda faculdade precisa de autorização expressa do MEC.
O que são Centros Universitários?
Centros universitários podem abranger uma ou mais áreas do saber – geralmente, são maiores do que faculdades e menores que universidades. Eles têm autonomia para criar cursos de graduação e programas de ensino. Porém, o estabelecimento de um centro universitário requer alguns pré-requisitos, tais como:
- ter um terço do corpo docente, no mínimo, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
- ter um quinto do corpo docente contratado em regime de tempo integral.
O que são Universidades?
Ligada a atividades de ensino, pesquisa e extensão em diferentes áreas do saber, a universidade é o tipo de instituição de Ensino Superior que mais recebe autonomia do MEC. As federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. Já as universidades particulares podem surgir a partir de outras instituições, como centros universitários e até mesmo faculdades. Para que uma Universidade esteja apta a funcionar, é preciso atender os seguintes requisitos:
- ter um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
- ter um quinto do corpo docente contratado em regime de tempo integral;
- desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade – sendo que dois deles devem ser de doutorado.
Há mais exigências para a criação de universidades
Conforme o decreto 9.235, de 2017, faculdades e centros universitários são entidades com foco na oferta de graduação, sob forte supervisão do Ministério da Educação (MEC). Já as universidades têm mais autonomia e ofertam não apenas graduação, mas também pesquisa e extensão.
Após conhecer as diferenças, a sua decisão de ingressar no Ensino Superior fica muito mais fácil, pois depende unicamente dos seus objetivos e propósitos acadêmicos. Isso não significa, necessariamente, que os cursos de universidades sejam melhores do que os de centros universitários e faculdades.
Entretanto, o indicativo a ser observado é que em geral as universidades têm mais infraestrutura, maior tradição no ensino superior e oferecem mais oportunidades em termos de pesquisa acadêmica, pois esta é uma obrigação legal para elas, enquanto para centros universitários e faculdades não há essa exigência.
Em termos de validade, o diploma tem o mesmo peso, porém quando falamos dos seus objetivos profissionais, a escolha da instituição de ensino com um perfil mais adequado às suas inspirações pode proporcionar mais oportunidades, especialmente para aqueles que desejam seguir a área acadêmica ou se aperfeiçoar em pesquisa.
…..
A Unipar é uma Universidade de verdade com mais de 48 anos de tradição no Ensino Superior, que se destaca pela excelência em qualidade de ensino, a capacitação e experiência do corpo docente e pela sua estrutura física, além de ser reconhecida pelo MEC através do recredenciamento da modalidade EAD (CI-EAD) com a nota máxima (avaliação de 1 a 5).
Opte por estudar em uma Universidade de Verdade, venha estudar conosco na nossa modalidade de Educação a Distância, que possui diversas vantagens.