Inep divulga resultado do Enem 2019: saiba onde você pode utilizar sua nota

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem conferir as notas individuais através da Página do Participante e do aplicativo do Enem, utilizando o CPF e senha de cadastro. Os resultados foram divulgados pelo Inep na última sexta-feira (17).

De acordo com o Inep, 3.935.237 pessoas fizeram o Enem 2019 em 3 e 10 de novembro – 72,81% dos 5.095.388 inscritos.

Na Página do Participante, é possível consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Além de servir para avaliar a qualidade do ensino médio no país, para o participante, a nota do Enem serve para conseguir uma bolsa em faculdade particular, obter financiamento estudantil e muito mais. Confira abaixo onde utilizar sua nota do Enem:

1) Dispensa da prova do Processo Seletivo 2020 Unipar EAD

De forma similar ao que ocorre com os portadores de diploma, o candidato poderá ser dispensado da realização da Prova do Processo Seletivo ao utilizar sua nota do Enem no ato da inscrição: são 40 opções em cursos de Graduação à sua escolha.

Vale lembrar que, caso o candidato efetive sua matrícula até o dia 31 de janeiro, há um desconto de 10% na primeira mensalidade (do ato de matrícula).

2) Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne centenas de milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu em 2020, é preciso ter feito o Enem 2019 e não ter tirado nota zero na prova de redação.

Os candidatos, que teriam até o dia 24 para se inscrever na edição deste ano, por conta do erro na correção no Enem, terão mais dois dias (até o dia 26 de janeiro) para efetivar sua inscrição.

3) ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.

O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Enem e a avaliação da renda familiar. As inscrições para o ProUni vão do dia 28 até o dia 31 de janeiro.

4) Fies

O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas.

Neste ano, as inscrições para o Fies vão do dia 5 até 12 de fevereiro, enquanto a pré-seleção está marcada para o dia 26 de fevereiro.