Iniciativa da Unipar EAD oferece tutoria pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática para alunos da rede pública de ensino

Além da formação de profissionais competentes e cidadãos responsáveis, outro papel que a UNIPAR assume para o desenvolvimento da sociedade é o de interagir com as comunidades através dos serviços que beneficiam regiões onde a mesma se faz presente.

Decorrente da parceria entre a Unipar EAD e a SEED/PR – Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, por meio do NRE – Núcleo Regional de Educação de Umuarama, surge o projeto “Aprendizagem em Ação”, que visa ofertar tutoria pedagógica nas áreas de língua portuguesa e matemática em escolas da rede pública de ensino indicadas pelo NRE, com o objetivo de contribuir para a melhoria do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, através de atividades complementares em contraturno para formar os alunos participantes para a Prova Paraná e a Prova Brasil.

Em decorrência dos resultados do IDEB, é possível mapear as escolas e colégios estaduais que necessitam de aprimoramento no processo de ensino e de aprendizagem.

O projeto alia os interesses da SEED/PR de ampliar as possibilidades de aprendizagem entre os alunos que frequentam o sexto ano do ensino fundamental, com o compromisso expresso na tradição da UNIPAR diante da formação de educadores aptos para o exercício eficaz da docência primando pela relação entre teoria e prática.

Nesta perspectiva, a Unipar EAD, por meio dos cursos de graduação em licenciaturas que compõem o Núcleo de Educação e o de Ciências Exatas, une seus esforços com a SEED/PR na oferta do projeto “Aprendizagem em Ação”.

Na escolha do estabelecimento de ensino piloto, o critério a ser observado e considerado deverá ser o resultado do IDEB obtido pela escola, pois o projeto é voltado para as escolas que apresentarem resultados insatisfatórios no indicador.

A previsão de encerramento das atividades do projeto “Aprendizagem em Ação” será no dia 30 de novembro do corrente ano.